O “grande mural” dos anos 1970: rememorações e construção de sentidos nas retrospectivas de Veja e Isto É

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São Cristóvão / SE
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ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O “grande mural” dos anos 1970: rememorações e construção de sentidos nas retrospectivas de Veja e Isto É

Ano: 2017 | Volume: 0 | Número: 27
Autores: Juliana Miranda da Silva
Autor Correspondente: Juliana Miranda da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Democracia, Imprensa, Narrativas midiáticas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir da análise das edições de Veja e Isto É publicadas ao final da década de 1970, este trabalho objetiva identificar a construção de determinados sentidos atribuídos ao conceito de democracia nas narrativas das referidas revistas. Verificou-se que por meio de diferentes estratégias, como as seleções elaboradas nas edições de retrospectivas, os semanários agenciam interpretações dos acontecimentos que corroboram para o entendimento de que a normalidade democrática e o fim do período ditatorial deveriam se dar de maneira conciliatória. Assim, enquanto determinados movimentos sociais passaram a ser classificados pelas revistas como ações de “radicais” e “baderneiros”, ou simplesmente foram excluídos das pautas, o voto direto figurou como maior expressão de exercício da democracia.

Palavras-chave: Democracia, Imprensa, Narrativas midiáticas.



Resumo Inglês:

From the analysis of editions of Veja and Isto É published in the late 1970s, this work aims to identify the construction of certain meanings attributed to the concept of democracy in the narratives of those journals. It was verified that through different strategies, such as the selections elaborated in retrospective editions, the weekly newspapers interpret the events that corroborate the understanding that democratic normalcy and the end of the dictatorial period should be done in a conciliatory manner. Thus, while certain social movements came to be classified by the magazines as “radicals” and “troublemakers”, or they were simply excluded from the guidelines, the direct voting was seen as a greater expression of the exercise of democracy.

Key words: Democracy, press, media narratives