Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O “existencial sobrenatural": o homem como ser inundado pela graça (Karl Rahner e a teologia da graça)

Ano: 2012 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: F. E. Marcos, J. E. Lima Filho
Autor Correspondente: F. E. Marcos | [email protected]

Palavras-chave: Existencial-sobrenatural. Deus. Autocomunicação. Natureza. Graça.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Adentrar o âmbito da Teologia de Karl Rahner é arriscar-se num terreno árido, como se comenta, mas é, também e sobretudo, vislumbrar uma reviravolta pragmático-antropocêntrica no âmago da própria Teologia, onde o ser humano é visto como “condição de possibilidade” de Deus, sendo o destinatário por excelência da autocomunicação divina. Assim sendo, esta relação entre o homem e Deus não sucede de modo unilateral, mas dialógica. Com efeito, a condição fundamental para se compreender o homem como ser finito que é atraído pelo infinito é possível somente mediante a abertura incondicional do homem ao mistério de Deus que se oferece como dom.



Resumo Inglês:

Entering the theology of Karl Rahner means to risk an himself in a ridl and – as one coments -but also, and especially, to envisage a pragmatic-anthropocentric turn around within theology itself, where the human being is seen as a condition of possibility of God, being the recipient of divine self - comunication by excellence. On this way the mentionned relationship between man and God, does not occur unilaterally, but dialogical. Therefore, the key for understanding man as a finite being who is attracted by infinity condition is possible only through the unconditional opening of the mystery of man of God who offers himself as a gift.