O “Caminho fundo ”: história e sentido de pertença na comunidade do cigano , (Tracuateua-PA, entre Colônia,Império e República )

Nova Revista Amazônica

Endereço:
Alameda Leandro Ribeiro, s/n, - Aldeia
Bragança / PA
68600000
Site: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra
Telefone: (91) 3425-1209
ISSN: 2318-1346
Editor Chefe: César Augusto Martins de Souza
Início Publicação: 01/01/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O “Caminho fundo ”: história e sentido de pertença na comunidade do cigano , (Tracuateua-PA, entre Colônia,Império e República )

Ano: 2018 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Danilo Gustavo Silveira Asp, Fabrício Rodrigues dos Santos
Autor Correspondente: D. G. S. Asp | [email protected]

Palavras-chave: história, Tracuateua-PA, Comunidade do Cigano, remanescentes quilombolas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto aborda o processo histórico, permeando questões identitárias e de territorialidades, em meandros do movimento social e em torno da construção do sentido de pertencimento afrodescendente – remanescente de quilombolas – em comunidade rural, no interior do município de Tracuateua-PA., cidade limítrofe à Bragança, da qual emancipou-se em 1994. Geograficamente, está na Microrregião Bragantina, Nordeste Paraense – Amazônia oriental. Cronologicamente, entre Colônia, Império e República, estuda-se a trajetória de ocupação das terras, hoje reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), a partir de um dado espaço do sertão amazônico. Ainda é possível localizar um trecho do antigo “caminho fundo”: uma trilha por entre as matas, que de tanto os negros trafegarem por ali, o chão afundou-se. Na Comunidade do Cigano, distante cerca de 5 km da “sede” tracuateuense, assenta-se a Associação Remanescente Quilombola do Cigano (ARQUIC), presidida por Oscimar Hermínio Ribeiro, filho de Atanásia Hermínia Ribeiro, descendentes de negros cativos que fugiram da escravidão e se alojaram no território conhecido atualmente como Jurussaca e espraiaram-se pelos arredores circunvizinhos. Neste ínterim, múltiplos atores sociais engendraram suas vivências em contato com esse caminho: linhagens ameríndias, escravos, forros, libertos, livres, cafuzos, mamelucos, ciganos, ribeirinhos, caboclos, agricultores familiares, pescadores, caçadores. Enfim, à memória dos sujeitos, o contexto de ocupação do espaço abarca grande diversidade de cenários naturais, mas igualmente paisagens antrópicas, palcos de diversificadas relações étnicorraciais e culturais: sertão amazônico, campos inundáveis, manguezais, praias, ilhas, matas, capoeiras; mas também sesmarias da coroa portuguesa, aldeias indígenas, mocambos, acampamentos ciganos, comunidades extrativistas e, finalmente, áreas de remanescentes “calhambolas”.



Resumo Inglês:

It addresses the historical context, permeating the identity and territorial issues, in meanderings of the social movement and around the construction of the afro-descendant sense of belonging - remnants of quilombolas - in a rural community, in the interior of the municipality of Tracuateua-PA. It is a city bordering Bragança, from which it was emancipated in mid-1994. Spacially, one is in the Bragantina Microregion, Northeast Paraense - Eastern Amazon. Chronologically, between Cologne, Empire and Republic, we study the historical route of land occupation, now recognized by the Palmares Cultural Foundation (PCF). In these, it is still possible to locate a section of the old "deep way": a trail through the woods, that as much the blacks traffic there, the ground sank. In the Cigano Community, five kilometers away from the tracuateuense "sede", the Quilombola Cigano Remnant Association (ARQUIC), presided over by Oscimar Hermínio Ribeiro, son of Athanasia Hermínia Ribeiro, descendants of black captives fleeing slavery and lodged in the territory known today as Jurussaca and spread out around the surrounding area. In the meantime, many social actors engendered their experiences in contact with this path: Amerindian lines, slaves, liners, freedmen, freemen, cafuzos, mamelucos, gypsies, river dwellers, caboclos, family farmers, fishermen, hunters. Finally, to the subjects' memory, the context of space occupancy encompasses a great diversity of natural scenarios, but also anthropic landscapes, stages of diverse racial and cultural ethnic relationships: Amazonian backlands, floodplains, mangroves, beaches, islands, forests, capoeiras; but also sesmarias of the Portuguese heart, indigenous alleys, mocambos, gypsy camps, extractive communities and, finally, areas of remnants of "calhambolas"