NETTO GANHA SUA ALMA: AS RELAÇÕES ENTRE A CARACTERIZAÇÃO DO PROTAGONISTA E A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE DE TABAJARA RUAS

Cadernos Do Il

Endereço:
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale Caixa Postal 15002
PORTO ALEGRE / RS
Site: http://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/index
Telefone: (51) 3308-6699
ISSN: 1041886
Editor Chefe: MARIVONE SIRTOLI
Início Publicação: 30/11/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

NETTO GANHA SUA ALMA: AS RELAÇÕES ENTRE A CARACTERIZAÇÃO DO PROTAGONISTA E A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE DE TABAJARA RUAS

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 43
Autores: Mateus da Rosa Pereira
Autor Correspondente: Mateus da Rosa Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Literatura Comparada, Adaptação cinematográfica, Representação da história

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo analisa o romance Netto perde sua alma e sua adaptação cinematográfica, com base nas relações entre a caracterização do protagonista e a representação da história. A análise fílmica utiliza conceitos propostos por Robert Stam (2000) para ultrapassar comparações centradas exclusivamente no enredo das obras, enquanto o referencial para abordar a representação do passado é de Georg Lukács (2000). Uma das conclusões do estudo é que a narração do filme é mais objetiva que a do romance, o que está composicionalmente correlacionado à sua caracterização mais reverente do protagonista, à confirmação dos intertextos provenientes da história oficial e aos diferentes contextos de produção das obras.



Resumo Inglês:

This paper analyzes the novel Netto perde sua alma and its film adaptation, based on the relation between the characterization of the protagonist and the representation of history. The film analysis draws on definitions proposed by Robert Stam (2000) to go beyond comparisons exclusively based on plot elements, while the framework for addressing the representation of the past is Georg Lukács’ (2000). One of the key conclusions of the study is that the film narration is more objective than that of the novel, which correlates to a more respectful characterization of the protagonist, to the confirmation of intertexts coming from official history, and to the different contexts of production of the works.