"Não sou obrigado a ser Cult" o museu de memes enquanto espaço de Educação, Inovação e divulgação científica

Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade

Endereço:
Rua Silveira Martins - Cabula
Salvador / BA
41150-000
Site: http://[email protected]
Telefone: (91) 9804-9827
ISSN: 2358-0194
Editor Chefe: Elizeu Clementino de Souza
Início Publicação: 09/02/2021
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

"Não sou obrigado a ser Cult" o museu de memes enquanto espaço de Educação, Inovação e divulgação científica

Ano: 2021 | Volume: 30 | Número: 64
Autores: K. E. Oliveira, E. S. Couto, C. de M. Porto
Autor Correspondente: K. E. Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: tecnologia educacional; educação para a inovação; divulgação científica; cultura digital; ambiente virtual de aprendizagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Memes são artefatos cada vez mais importantes na dinâmica comunicacional da cibercultura. Eles nos possibilitam diferentes formas de compreender o mundo a partir da autoria em rede. Sua amplitude e propagação na internet tornam-se uma espécie de termômetro da opinião pública a respeito de múltiplos temas, fatos ou acontecimentos. Expressos em diferentes linguagens digitais (áudios, gifs, imagens, vídeos), fazem sucesso nas redes sociais digitais, nas salas de aulas, presenciais e remotas, no #MUSEUdeMEMES, um museu on-line, derivado de um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar a atuação do #MUSEUdeMEMES na educação, inovação e divulgação científica, promovendo aprendizagens na cibercultura. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico, e a técnica de análise dos dados foi a da análise de conteúdo. O artigo conclui que a ambiência comunicacional da cibercultura tem permitido a reconfiguração de diferentes fenômenos no contexto digital e que neste ciberespaço museal é possível experimentar uma série de vivências que perpassam as presencialidades, entre o físico e o on-line, as subjetividades e as performances culturais. Estas vivências fazem do #MUSEUdeMEMES um ambiente dinâmico de educação, inovação e divulgação científica na era das conectividades.



Resumo Inglês:

Memes are artifacts more and more important in the communicational dynamics of digital culture. They make it possible to see many forms to understand the world from network authorship. Its amplitude and spread on the Internet become a kind of public opinion thermometer about several subjects, facts or events. Expressed in many different digital languages (audios, gifs, images, videos), they make success in social digital social networks, in classrooms, face-to-face or remote, in the #MemeMuseum, an online museum, derived from a project of Fluminense Federal University (UFF). Therefore, the objective of this article is to analyze the operation of #MemesMuseum in education, innovation and scientific divulgation, promoting learning in cyberculture. The used method was the qualitative method, descriptive and analytic and the data analysis technique was content analysis technique. This paper concludes that the communicational ambience of cyberculture has allowed the reconfiguration of many phenomena on the digital context and that, in this cyberspace of museum, it is possible to sample a serie of experiences which pervade the presentialities, between the physic and the online, the subjectivities, the cultural performances. These experiences make the #MemesMuseum a environment of dynamic education, innovation and scientific divulgation, in the connectivity era.



Resumo Espanhol:

Memes son recursos cada vez más importantes en la dinámica comunicacional de la cultura digital. Ellos nos posibilitan distintas formas de comprender el mundo desde de la autoría en red. Su amplitud y propagación en internet se convierten en una especie de termómetro de la opinión pública a respeto de múltiplos temas, hechos o acontecimiento. Expresos en diferentes lenguajes digitales (audios, FIGS, imágenes, vídeos), hacen suceso en las redes digitales, en aulas de clase, presenciales y remotas, en el #MUSEOdeMEMES, un museo en-línea, derivado de un proyecto de la Universidad Federal Fluminense (UFF). En este contexto, el objetivo del artículo es analizar la actuación del #MUSEOdeMEMES en la educación, innovación y divulgación científica, promoviendo aprendizajes en la cibercultura. El método utilizado fue el cualitativo, de carácter descriptivo y analítico y la técnica de análisis de los datos ha sido el análisis de contenido. El artículo concluye que el ambiente comunicacional de la cibercultura permite la reconfiguración de diferentes fenómenos en el contexto digital y que, en este espacio museístico, es posible experimentar una serie de vivencias que y la presencia, entre el físico y el en-línea, las subjetividades, las performances culturales. Estas vivencias hacen del #MUSEOdeMEMES un ambiente dinámico de educación, innovación y divulgación científica en la era de las conectividades.