MÚSICOS E MÚSICAS NA “BELLE ÉPOQUE” DE FORTALEZA (1888-1920)

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

MÚSICOS E MÚSICAS NA “BELLE ÉPOQUE” DE FORTALEZA (1888-1920)

Ano: 2012 | Volume: 4 | Número: 6
Autores: Ana Luiza Rios Martins
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Música, circularidade cultural, cultura popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Temos o intuito de analisar a circularidade cultural decorrente do contato de compositores e instrumentistas, profissionais (educados formalmente) e amadores (autodidatas), percebendo como, em suas composições, os parâmetros de erudito e popular perderam seus sentidos originais e ganharam diferentes significados na cidade de Fortaleza. Na discussão do problema, dialogamos com os escritores Carlos Ginzburg, um historiador e Mikhail Bakhtin, um notável filosofo russo e teorista literário. A maioria das fontes que estão sendo utilizadas na pesquisa e de cunho memorialista. Tentamos perceber as inúmeras perspectivas dos memorialistas comparando as publicações dos periódicos.

Resumo Inglês:

We intend to analyze the cultural circuit that came from the contact of composers and musicians, those who were professional (formally educated) and the amateur (self-taught), distinguishing how in the compositions the parameters of classical and popular music lost their original meaning and gained different meanings in the city of Fortaleza. In discussing the issue, we dialogued with writers Carlos Ginzburg, an historian, and Mikhail Bakhtin, a noted Russian philosopher and literary theorist. Most sources that were used in the research were from memoirists: people who write memoirs. We tried to understand the perspectives of the numerous publications comparing the memoirs taken from the journals.