A MÚSICA COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Série-Estudos

Endereço:
Avenida Tamandaré, n. 6000 - Bairro Jardim Seminário
Campo Grande / MS
79117-900
Site: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos
Telefone: (67) 3312-3598
ISSN: 2318-1982
Editor Chefe: José Licínio Backes
Início Publicação: 12/06/1994
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

A MÚSICA COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ano: 2018 | Volume: 23 | Número: 49
Autores: Patrícia Alves Carvalho, Jucimara Silva Rojas
Autor Correspondente: Patrícia Alves Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Educação Infantil; música; saberes .

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho busca mostrar a importância da música como linguagem na aprendizagem da criança na escola, evidenciando que a ausência de instrumentos musicais e a não formação dos educadores em música, não influencia no agir pedagógico musicalizado. Contextualiza nos jogos e brincadeiras, o papel que a música desempenha no desenvolvimento histórico do ser humano, contribuindo para a formação biológica, afetiva, social, cognitiva e cultural. Partimos dos momentos que alicerçam para a história da música como ilustração, para contextualizar o tema. Enfatizamos teóricos como Merleau-Ponty, Wallon, Vigotsky, em momentos que perpassam desde a percepção fenomenológica do Ser, passando por sua socialização, mediação interdisciplinar, até a ludicidade, com efeitos de sentido. O movimento, o pensamento e o sentimento, partes da vida; o ritmo,  a harmonia e a melodia, aspectos constitutivos da música, fazem a metáfora significativa desta escrita. Mostramos que a música pode fazer parte do agir pedagógico infantil como linguagem interativa, por meio de materiais alternativos ou o próprio corpo emitindo sons e construindo ritmos, com ações de educadores de infância, que compreendem a utilização da música como vivência e expressividade, sentimento, exercício de autonomia e ludicidade, permitindo a socia- lização, afetividade, aprendizagem e coordenação motora da criança.

s .



Resumo Inglês:

This work seeks to show the importance of music as a language in the children’s learning in school, evidencing that the absence of musical instruments and the non- formation of educa- tors in music, does not influence the musical pedagogical activity. It contextualizes in games and plays the role that music plays in the historical development of the human being, contributing to the biological, aective, social, cognitive and cultural formation. We start from the moments that support for the history of music as an illustration, to contextualize the theme. We emphasi- ze theoreticians such as Merleau-Ponty, Wallon, and Vygotsky, in moments that range from the phenomenological perception of Being, through their socialization, interdisciplinary mediation, to playfulness, with eects of meaning. Movement, thought and feeling, parts of life; rhythm, harmony and melody, constitutive aspects of music, make a significant metaphor of this writing. We show that music can be part of the children’s pedagogical activity as an interactive language, through alternative materials or the body itself emitting sounds and building rhythms, with actions of early childhood educators, which include the use of music as experience and expressiveness, exercise of autonomy and playfulness, allowing the socialization, aectivity, learning and motor coordination of the child.



Resumo Espanhol:

Este trabajo busca mostrar la importancia de la música como lenguaje en el aprendizaje del niño en la escuela, evidenciando que la ausencia de instrumentos musicales y la no formación de los educadores en música, no influye en el actuar pedagógico musicalizado. En los juegos y juegos, el papel que la música desempeña en el desarrollo histórico del ser humano, contribuyendo a la formación biológica, afectiva, social, cognitiva y cultural. Partimos de los momentos que fun- damentan para la historia de la música como ilustración, para contextualizar el tema. Enfatizamos teóricos como Merleau-Ponty, Wallon, Vigotsky, en momentos que pasan desde la percepción fenomenológica del Ser, pasando por su socialización, mediación interdisciplinaria, hasta la ludici- dad, con efectos de sentido. El movimiento, el pensamiento y el sentimiento, partes de la vida; el ritmo, la armonía y la melodía, aspectos constitutivos de la música, hacen la metáfora significativa de esta escritura. En el caso de la música, la música puede formar parte del actuar pedagógico infantil como lenguaje interactivo, por medio de materiales alternativos o el propio cuerpo emi- tiendo sonidos y construyendo ritmos, con acciones de educadores de infancia, que comprenden la utilización de la música como vivencia y expresividad, sentimiento, ejercicio de autonomía y ludicidad, permitiendo la socialización, afectividad, aprendizaje y coordinación motora del niño