A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E INSTRUMENTO DIDÁTICO: UM ESTUDO SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985)

REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Endereço:
Cidade Universitária - Bloco II
Cáceres / MT
78200-000
Site: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/index
Telefone: (65) 3223-0728
ISSN: 2178-7476
Editor Chefe: Maria do Horto Salles Tiellet
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Educação

A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E INSTRUMENTO DIDÁTICO: UM ESTUDO SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985)

Ano: 2019 | Volume: 31 | Número: 1
Autores: F. A da Silva
Autor Correspondente: F. A. Silva | [email protected]

Palavras-chave: ditadura, censura, ensino-aprendizagem, história. música

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo buscou, num primeiro momento, entender os efeitos da censura instituída pela ditadura civil-militar no Brasil, sobretudo na música, e, na sequência, estudar a importância da produção musical para a compreensão desse período, tomando as canções de protesto como documento histórico e ferramenta didática. Concluímos, assim, que é possível levar aluno e professor a construírem suas próprias reflexões sobre a ditadura por meio do estudo de composições produzidas durante o regime militar, refletindo sobre a censura imposta ao músico brasileiro. O texto apresenta análises sobre a ditadura a partir de autores que se debruçaram sobre o assunto, assim como os que refletem sobre o uso da música enquanto documento histórico e instrumento metodológico de ensino-aprendizagem



Resumo Inglês:

This article first sought to understand the effects of the censorship instituted by the civil-military dictatorship in Brazil, especially in music, and then to study the importance of musical production for the understanding of this period, taking the protest songs as a document historical and didactic tool. We conclude, therefore, that it is possible to lead students and teachers to construct their own reflections on the dictatorship through the study of compositions produced during the military regime, reflecting on the censorship imposed on the Brazilian musician. The text presents analyzes about the dictatorship from authors who have studied the subject, as well as those that reflect on the use of music as historical document and methodological instrument of teaching-learning.

 



Resumo Espanhol:

Este artículo buscó, en un primer momento, entender los efectos de la censura instituida por la dictadura civil-militar en Brasil, sobre todo en la música, y, a continuación, estudiar la importancia de la producción musical para la comprensión de ese período, tomando las canciones de protesta como documento histórico y herramienta didáctica. Concluimos, así, que es posible llevar al alumno y profesor a construir sus propias reflexiones sobre la dictadura por medio del estudio de composiciones producidas durante el régimen militar, reflexionando sobre la censura impuesta al músico brasileño. El texto presenta análisis sobre la dictadura a partir de autores que se inclinan sobre el tema, así como los que reflejan sobre el uso de la música como documento histórico e instrumento metodológico de enseñanza-aprendizaje.