LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL: UMA NOVA FORMA DE APRESENTAR A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Revista Processando o Saber

Endereço:
Praça 19 de janeiro, 144
Praia Grande / SP
11700-100
Site: http://www.fatecpg.edu.br/revista/
Telefone: (13) 3591-1303
ISSN: 2179-5150
Editor Chefe: Fábio Pessôa de Sá
Início Publicação: 31/08/2003
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL: UMA NOVA FORMA DE APRESENTAR A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Ano: 2015 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: TRINDADE, A. G.
Autor Correspondente: TRINDADE, A. G. | [email protected]

Palavras-chave: Linguagem de programação visual, programação em blocos, visuais, appinventor, scratch, iniciação a programação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A iniciação ao desenvolvimento de programação de computadores sempre foi um desafio para professores e alunos. Por meio de novas tecnologias, pessoas que nunca programaram estão conseguindo desenvolver seus aplicativos. Tecnologias baseadas em linguagens de programação visuais, diferentemente das linguagens de programação textuais, os conhecimentos prévios para desenvolvimento são mínimos. Estas linguagens proporcionam desenvolvimento de aplicativos de maneira simples e rápida, procurando despertar o interesse em programação desde o público infantil, alunos de cursos de exatas, com dificuldades em desenvolver raciocínio lógico, até pessoas que não trabalham na área de informática, mas que pretendem desenvolver seus próprios aplicativos.



Resumo Inglês:

Initiating the development of computer programming has always been a challenge for teachers and students. Through new technologies people who have never programmed are succeeding in developing their applications. Technologies based on visual programming languages, where unlike the textual programming languages, prior knowledge 66 Processando o Saber nº 7, 2015 for development are minimal. These languages provide application development simple and fast way seeking to reawaken interest in programming from younger audiences, students in courses with exact difficulties in developing logical reasoning even people who do not work in computer science, but who wish to develop their own applications .