A VIA LÁCTEA E URBANIA: A Subjetividade Imersa na Metrópole Voraz, Incessante e Multifacetada

Iniciação Revista de Iniciação Científica Tecnológica e Artística

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ISSN: 2179-474X
Editor Chefe: Romero Tori
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

A VIA LÁCTEA E URBANIA: A Subjetividade Imersa na Metrópole Voraz, Incessante e Multifacetada

Ano: 2014 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Heloísa Pimentel Ravache
Autor Correspondente: Heloísa Pimentel Ravache | [email protected]

Palavras-chave: São Paulo, Cidades, Cinema, Retomada, Audiovisual, Cities, Brazilian Cinema, Resumption, Audio-Visual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de textos que investigam questões artísticas, culturais e históricas inerentes à cidade de São Paulo, o presente artigo destrincha sua representação nas obras Urbania e A Via Láctea, ambas correspondentes ao período da Retomada do cinema brasileiro. Analisa a cidade retratada não apenas cenograficamente, mas também como participante ativa dos respectivos processos de construção narrativa. Desta forma, identifica em cada obra a existência de elementos específicos de São Paulo, que a diferencie de outras metrópoles e a torne imediatamente reconhecível em suas representações audiovisuais, dentre eles seu caráter multimidiático. Além disso, outras questões específicas aos filmes analisados, como a memória, a realização romântica em contraste com a iminência de morte, os limites entre ficção e documentário, bem como outras relações espaço-temporais, também se demonstram pertinentes, ao se levar em consideração que representam, nos filmes, a cidade sob as perspectivas subjetivas de seus respectivos protagonistas.



Resumo Inglês:

Starting from theoretical texts that investigate artistic, cultural and historical issues inherent in the city of Sao Paulo, this article details its representation in the works Urbania and A Via Láctea (“The Milky Way”), both produced during the Brazilian Cinema’s Resumption. It analyzes the city portrayed not only scenographically, but also as an active participant of the respective processes of narrative constructions. Thus, it also identifies in each work the existence of specific elements of Sao Paulo, that differentiates it from other metropolises and made it instantly recognizable in its visual representations, including its multimedia character. In addition, other issues which are specific to the analyzed films, such as memory, romantic accomplishment in contrast to the death’s threat, the boundaries between fiction and documentary, as well as spatiotemporal issues, became relevant to notice how the city, in the movies, is represented according to the subjective perspectives of their respective protagonists.