Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências

Revista Profissão Docente

Endereço:
Avenida Nenê Sabino - 1801 - Olinda
Uberaba / MG
38055500
Site: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/index
Telefone: (34) 3319-8811
ISSN: 1519-0919
Editor Chefe: Marilene Ribeiro Resende
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências

Ano: 2020 | Volume: 20 | Número: 45
Autores: Bianca Ferreira Neves, Felipe Lourenço Albuquerque, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
Autor Correspondente: Bianca Ferreira Neves | [email protected]

Palavras-chave: Residência Pedagógica. Ludicidade. Amazonas. Avaliação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A ludicidade no ensino vem sendo utilizada como uma ferramenta eficiente para unir o interesse, a motivação e o aprendizado dos discentes. Este artigo aborda uma didática de intervenção lúdica como atividade avaliativa no ensino de ciências em uma escola no interior do Amazonas. A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória desenvolvida por acadêmicos do curso de ciências, participantes do Programa Residência Pedagógica. Após a aula de revisão do bimestre letivo, foram aplicados três jogos: Quiz, Trilha do Conhecimento e Pirâmide de Alimentos, com perguntas objetivas e de múltipla escolha. Como critériosde avaliação,foram considerados a participação, o comprometimento, conhecimento teórico e o trabalho em grupo. O uso de atividades lúdicas como avaliação demonstrou ser uma boa ferramenta para analisar o desempenho e a participação dos discentes, além de despertar o interesse e o cooperativismo entre as equipes. Assim, pôde-se evidenciar a contribuição da ludicidade como estratégia metodológica na formação e desenvolvimento dos discentes.