Jogo virtual como ferramenta para o ensino-aprendizagem de citologia no Ensino Médio

Revista Insignare Scientia - RIS

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ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Jogo virtual como ferramenta para o ensino-aprendizagem de citologia no Ensino Médio

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: G. D. O. Persich
Autor Correspondente: G. D. O. Persich | [email protected]

Palavras-chave: Ensino de biologia; Kahoot!; Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este relato descreve uma prática inovadora em sala de aula que consistiu no uso de uma ferramenta tecnológica para abordar conteúdos de citologia em aulas de Biologia. A atividade aconteceu com três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Santo Ângelo/RS.A ferramenta em questão foi o aplicativo Kahoot!, tendo sido usado como estratégia de ensino-aprendizagem como jogo para produção de conhecimentos e incentivo ao trabalho colaborativo.Ressalta-se os resultados positivos da prática realizada por meio do relato dos educandos participantes da mesma, dos quais a maioria afirmou não conhecer o jogo virtual ou nunca tê-lo acessado para aprendizagem em Biologia. O crescente uso das tecnologias digitais de informação e comunicação deve ser alvo de investimento nas formações de professores, pois tal prática comprovou que para que a tecnologia se torne aliada ao ensino, são necessários materiais geralmente disponíveis na palma da mão de professores e alunos do contexto atual das escolas públicas brasileiras. O desafio que emerge é o domínio do uso dos jogos virtuais como estratégia de ensino-aprendizagem para tornar as aulas deBiologia mais dinâmicas, ativas e atrativas para as gerações que já nasceram com acesso aos aparelhos eletrônicos e internet.

Resumo Inglês:

This paperdescribes an innovative practice that consisted of using a technological tool to approachcytology content in biology classes. The students who participated of this work were of three first year high school classes of a state public school in Santo Ângelo / RS. The tool that was used isKahoot!,whichcan be used as a teaching and learning strategy because it isa game for knowledge production and incentive to collaborative work. We highlight the positive results of the practice performed through the report of the students.Mostof themsaid they didnot know the virtual game or have never accessed it for learning contents of biology. The increasing use of digital information and communication technologies should be the target of investment in teacher training. This practice has proven that the technology canbecome an allied of teaching, because these materials generallyareavailable in the palm ofthe hand ofteachers and students. The challenge that emerges is to popularizethe use of virtual games as ateaching andlearning strategy to make biology classes more dynamic, active and attractive tothegenerations who are born with access to electronic devices and internet.Keywords:biology teaching; Kahoot!; Digital Informationand Communication Technologies.