JOGO TEATRAL: O “CLOWNEAR” COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA DE ÓCIO NA VELHICE

Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Endereço:
Avenida Presidente Antônio Carlos - 6627 – Campus UFMG, EEFFTO/DEF - Pampulha
Belo Horizonte / MG
31270-901
Site: https://seer.ufmg.br/index.php/rbel/index
Telefone: (31) 3409-2358
ISSN: 2358-1239
Editor Chefe: Christianne Luce Gomes
Início Publicação: 31/03/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação física, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Multidisciplinar

JOGO TEATRAL: O “CLOWNEAR” COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA DE ÓCIO NA VELHICE

Ano: 2017 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Kleber José dos Santos, Gillian Grace Owen Moreira, José Clerton de Oliveira Martins
Autor Correspondente: Kleber José dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Velhice; Ócio; Jogo Teatral; Clown.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na contemporaneidade, quando vivemos o fenômeno da longevidade, refletir sobre velhice e vida com qualidade é, de certo modo, “refletir sobre uma população que deve encontrar uma forma de realização no ócio, ou, em todo caso, sobre um tempo que é socialmente considerado como tempo de ócio” (CUENCA, 2009, p. 243). O artigo, ora proposto, visa apresentar parte de uma investigação empírica desenvolvida no âmbito dos Estudos Culturais – O “clownear” enquanto experiência lúdico-criativa potencializadora da vida na velhice – que teve como objetivo: verificar de que forma um processo de criação do clown aplicado com idosos pode possibilitar bem-estar e vida com qualidade. Nesta investigação o nosso desafio consistiu em criarmos um espaço/tempo de vivências prazerosas, satisfatórias e divertidas, voltado para a recriação de valores essenciais para uma velhice com qualidade, como a liberdade, a autonomia, a autoaceitação, a autoestima, o autoconhecimento, a autoexpressão e a autorealização, onde os componentes físico, mental, social e cultural abrangem todos os domínios de satisfação e de realização pessoal. Valores estes, que apontam para o ócio e para as reivindicações urgentes e próprias da velhice, tais como: a subjetividade, a interação social, a saúde, a eficácia cognitiva, o bem-estar e a satisfação com a vida.



Resumo Inglês:

In contemporary times, where the longevity phenomenon lives, think about the advanced age and life quality is, in a sense, "think about a population that must find a way of achievement during idleness time, or in any case, about a time that is socially considered as idleness time” (CUENCA, 2009, p. 243). This article aims to present part of an empirical investigation developed within the scope of Cultural Studies – The "clownear" as a recreational and creative experience potentiator of life in old age – which aimed to: investigate how a creation process of clown applied with elderly people can enable well-being and life quality. In this investigation our challenge was to create a fun and pleasurable space/time, dedicated to the re- creation of essential values for a quality old age, with freedom, autonomy, self-acceptance, self- esteem, self-knowledge, self-expression and the self-realization in which the physical, mental, social and cultural components cover all fields of satisfaction and fulfillment. These values point to idleness and to the urgent claims of the elderlies, such as: the subjectivity, the social interaction, health, cognitive efficiency, well-being and life satisfaction.



Resumo Espanhol:

En la época contemporánea, cuando vivimos el fenómeno de la longevidad, reflexionar sobre la vejez y calidad de vida es, de algún modo, “reflexionar sobre uno de los nuevos grupos de población que deben encontrar um modo de realización en el ocio, o, en todo caso, en un tiempo que socialmente se ha pensado como tiempo de ocio” (CUENCA, 2009, p. 243). El artículo propuesto pretende presentar parte de una investigación empírica desarrollada en el ámbito de Estudios Culturales – El “clownear” como experiencia lúdico-creativa potenciadora de la vida en la vejez; cuyo objetivo es comprobar como uno proceso de creación del clown aplicado con ancianos puede generar bienestar y calidad de vida. En esta investigación nuestro desafío constituyó en crear un espacio/tiempo de experiencias placenteras, satisfactorias y divertidas, convertido para la recreación de valores esenciales para una vejez con calidad, como la libertad, la autonomía, la auto-aceptación, la autoestima, el autoconocimiento, la autoexpresión y la autorrealización; donde los componentes sicofísicos, sociales y culturales abarcan todos los dominios de satisfacción y de realización personal. Estos valores apuntan para el ocio y para las reivindicaciones urgentes y propias de la vejez, tales como: La subjetividad, la interacción social, la salud, la eficacia cognitiva, el bienestar y la satisfacción con la vida.