Jogo de empresas interdisciplinar: elaboração e teste

Revista Pensamento Contemporâneo em Administração

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Telefone: (21) 8677-1405
ISSN: 1982 2596
Editor Chefe: Joysi Moraes
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Multidisciplinar

Jogo de empresas interdisciplinar: elaboração e teste

Ano: 2012 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: L. O. Santoro, M. A. C. Bouzada
Autor Correspondente: L. O. Santoro | [email protected]

Palavras-chave: jogos de empresas, aprendizado, teste

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo buscou responder como deve ser e quais conceitos deve-se trabalhar em um jogo de empresas interdisciplinar que vise proporcionar experiência vivencial a estudantes no final de seus cursos superiores. Pretendeu-se verificar duas hipóteses: se a assimilação dos conceitos para os participantes do jogo foi superior à dos não participantes (H1); e se os participantes com melhores resultados no jogo também foram os que tiveram melhor assimilação dos conceitos (H2). Foram apresentadas a metodologia de coleta (através da aplicação-teste do jogo e de uma prova interdisciplinar junto a uma turma de graduação) e tratamento dos dados e as limitações da pesquisa. Após realizado um teste Mann-Whitney, a H1 foi confirmada. Quanto à H2, uma análise de correlação levou à sua rejeição. Com os resultados obtidos, o que se pode concluir é que o importante para o aprendizado é a participação no jogo e não o resultado em si. Essa participação, e não o resultado, é que faz com que o aluno tenha uma maior assimilação dos conceitos propostos.



Resumo Inglês:

This article sought to answer how it should be and what concepts should be worked in an
interdisciplinary business game aimed at giving some sort of practical experience to students at the
end of their graduation courses, so that they do not reach their jobs only with their training area vision
and without any notion of what results their decisions can generate in business routine. This study
sought to verify two hypotheses: if the assimilation of concepts for the game participants was higher
than for non-participants (H1); and if participants with better results in the game also were the ones
that had better concepts assimilation (H2). Details about the game construction, its concepts and
variables are presented, as well as the way data was collected (through the game test-application and
a interdisciplinary teste applied to a graduation class) and processed and the research limitations.
After a Mann-Whitney test for two medians, H1 was confirmed. As for H2, a correlation analysis led to
its rejection. With the results obtained, what can be concluded is that the participation in the game is
important for learning and not the result itself. Such participation, and not the result, does cause a
greater concepts assimilation for the student.