Interiorismo: sugestão para uma saída do beco-sem-saída da teologia das religiões

Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Interiorismo: sugestão para uma saída do beco-sem-saída da teologia das religiões

Ano: 2007 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: G. Gade, M. Kosubek
Autor Correspondente: G. Gade | [email protected]

Palavras-chave: Teologia das religiões. Pluralismo religioso. Palavra de Deus. Relação do Antigo e do Novo Testamento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Geralmente, os três modelos de classificação de uma teologia das religiões convencionais são considerados como as únicas opções por uma avaliação teológica das religiões não-cristãs. O presente artigo põe em evidência que isto é um beco-sem-saída. O autor sugere uma alternativa a qual desenvolve, a partir da perspectiva da fé cristã, e que denomina de “interiorismo”. Esta opção se baseia em dois pressupostos metódicos: 1. a compreensão da unilateralidade da relação de toda realidade criada a Deus; e 2. a relação canônica dos dois Testamentos na Bíblia cristã binômia. Esta relação é o modelo que a própria Bíblia apresenta como uma hermenêutica cristã das religiões. Assim se torna possível reconhecer para outras religiões não apenas verdade parcial, mas insuperável, sem retirar em nada a própria pretensão de verdade cristã.



Resumo Inglês:

In general the three conventional classification models within theology of religion are considered as the only possible options for atheological evaluation of non-christian religions. The present article shows that this is a dead-end. The author suggests an alternative which he develops from the perspective of Christian faith and which he names “interiorism”. This option is based on two methodic presuppositions: 1. the understanding of the unilateralness of the relation of all created reality to God and 2. the canonic relation of both Testaments of the bipartite Christian Bible. This relation is the model for a Christian hermeneutics ofthe religions introduced by the Bible itself. This way it becomes possible attribute to other religions not only partial but unsurpassabletruth.