A indumentária da maruja como “tela de representação” na devoção beneditina em Bragança-PA

Nova Revista Amazônica

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ISSN: 2318-1346
Editor Chefe: César Augusto Martins de Souza
Início Publicação: 01/01/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A indumentária da maruja como “tela de representação” na devoção beneditina em Bragança-PA

Ano: 2017 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Ana Mabell Seixas Alves Santos, Luis Junior Costa Saraiva
Autor Correspondente: A. M. S.A. Santos | [email protected]

Palavras-chave: telas de representação, indumentária, marujada.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida para uma Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA-UFPA), e tem por tema uma contextualização do conceito de “tela de representação” proposto por Hall (2003). Este conceito trata da utilização, pela cultura negra, do corpo como capital cultural devido à impossibilidade de outros recursos expressivos no sistema escravista e na dominação eurocêntrica durante a diáspora. Compreendemos a figura da maruja em Bragança-PA, que resulta de uma devoção fundada na cidade por negros escravizados no final do século XVIII e marcada por tensões de poder, como uma tela de representação. Deste modo, a indumentária da maruja articula repertórios africanos com elementos do catolicismo, comunica identidades, corporifica a fé em São Benedito e delimita espaços no contexto da festividade do santo preto.



Resumo Inglês:

This article is part of a research developed for a Master’s degree dissertation in the Linguagens e Saberes na Amazônia Post-Graduation Program (PPLSA-UFPA), and it has as its theme a contextualization of the concept of “canvas of representation” proposed by Hall (2003). This concept crosses the use, by the black culture, of the body as a cultural capital due to the impossibility of other expressive resources in the slavery system and in the Eurocentric domination during the diaspora. We understand the figure of the maruja in Bragança-PA, which results from a devotion founded in the city by black enslaved people in the end of the XVIII century and marked by power tensions, as a canvas of representation. Thus, the maruja attire articulates African repertoires with Catholic elements, communicates identities, embodies the faith in Saint Benedict and delimits spaces on the context of the Black Saint festivity.