IMAGENS VISUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: FORMAS DE CONTROLE E AVALIAÇÃO DESDE 1990 ATÉ A ATUALIDADE

Revista Nupem

Endereço:
Avenida Comendador Norberto Marcondes, 733 - Centro
Campo Mourão / PR
87303-100
Site: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem
Telefone: (44) 3518-1874
ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

IMAGENS VISUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: FORMAS DE CONTROLE E AVALIAÇÃO DESDE 1990 ATÉ A ATUALIDADE

Ano: 2012 | Volume: 4 | Número: 7
Autores: João Batista Gonçalves Bueno, João Batista Gonçalves Bueno, Arnaldo Pinto Junior
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: PNLD, livros didáticos, ensino de história, imagens

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais.

Resumo Inglês:

This article approach the forms of control and evaluation of reading methodologies and visual images instituted by the National Program of the Didactic Book, in Portuguese (PNLD), from the end of the 1990 decade. It has searched to relate them to the pedagogical-historic conceptions, punctuating how these norms or theoretical conceptions have oriented the forms of treatment of the visual images printed on the didactic books of History. It defends that the official norms of control of production of the books and the systems of evaluation by which they have come to be judged by ended up interfering on the process of production of the didactic activities and in the makings of different teaching methodologies that used iconography as documental source.