A ilusória abolição das fronteiras no mundo da arte contemporânea internacional

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ISSN: 1983-7836
Editor Chefe: Maria Eduarda Araújo Guimarães
Início Publicação: 31/01/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A ilusória abolição das fronteiras no mundo da arte contemporânea internacional

Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Alain Quemin
Autor Correspondente: Revista Iara | [email protected]

Palavras-chave: globalização,internacionalização, arte,instituições,mercado da arte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Embora os trabalhos sobre a globalização tenham se multiplicado a partir dos anos de 1990, as
pesquisas empíricas sobre esse tema, em sociologia, continuam bem pouco numerosas. A partir do
caso das artes plásticas contemporâneas, revela-se como os discursos tão correntes no mundo da
arte, sobre a globalização, a mestiçagem e a abolição das fronteiras, assinalam uma grande
medida de ilusão. Explicitando as posições ocupadas pelos diferentes países no domínio artístico,
aparece uma hierarquia muito marcada, que revela que, do outro lado do desenvolvimento das
trocas internacionais, subsiste em particular um centro com contornos bem definidos composto por
alguns países ocidentais, entre os quais os Estados Unidos e a Alemanha, que ocupam as melhores
posições, e uma vasta periferia, composta por todos os países que não pertencem àquele primeiro
grupo. O exemplo analisado empiricamente neste artigo permitirá reconsiderar as pesquisas –
essencialmente abstratas, em sua na maior parte – realizadas até hoje sobre a globalização
cultural.