Idealismo transcendental e a filosofia positiva em face das críticas ao fenômeno religioso

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ISSN: 2675-570X
Editor Chefe: Me. Junior Cunha
Início Publicação: 11/08/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Idealismo transcendental e a filosofia positiva em face das críticas ao fenômeno religioso

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: E. R. Pinto
Autor Correspondente: E. R. Pinto | [email protected]

Palavras-chave: Racionalismo. Crítica. Teosofia. Metafísica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo analisar a influência das filosofias kantianas e positivistas na compreensão do fenômeno religioso, deslocando o conhecimento religioso para o campo da moral e da subjetividade, realçando a carência cognitiva objetiva e empírica do fenômeno religioso. Dessa forma, a partir do idealismo transcendental de Kant e, posteriormente, com o conceito de Religião Racionalista de Auguste Comte, o dado religioso é deslocado para a área do conhecimento subjetivo e apreendido apenas no campo da moral e não mais no campo da ciência empírica. Esse deslocamento do fenômeno religioso para o universo subjetivo acarretará uma mudança de época, cuja modernidade será a expressão de uma era marcada pelo positivismo científico radical. E tal compreensão moderna dos fenômenos da vida humana, em particular do fenômeno religioso, reduzirá a apreensão do real, impondo apenas um modo de conhecimento da realidade, o modo empírico, racionalista e positivista válido tanto para o universo material, quanto mental e ou espiritual.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze the influence of kantian and positivist philosophies on the understanding of the religious phenomenon, shifting religious knowledge to the field of morality and subjectivity, highlighting the objective and empirical cognitive lack of the religious phenomenon. Thus, from Kant's transcendental idealism and, later, with Auguste Comte's concept of Rationalist Religion, the religious data is shifted to the area of subjective knowledge and apprehended only in the field of morals and no longer in the field of empirical science. This displacement of the religious phenomenon to the subjective universe will bring about a change of epoch, whose modernity will be the expression of an era marked by radical scientific positivism. And such a modern understanding of the phenomena of human life, in particular of the religious phenomenon, will reduce the apprehension of the real, imposing only one way of knowing reality, the empirical, rationalist and positivist way valid both for the material, mental and or spiritual universe.