Heterotopias corporais: transições entre imagem e voz

Leitura em Revista (L.E.R.)

Endereço:
Rua Marquês de São Vicente - n. 225 - Gávea
Rio de Janeiro / RJ
22451-900
Site: http://ler.iiler.puc-rio.br/index.php/LER/index
Telefone: (55) 2135-2719
ISSN: 21792801
Editor Chefe: Prof. Dr. Alessandro Rocha
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar

Heterotopias corporais: transições entre imagem e voz

Ano: 2018 | Volume: 8 | Número: 13
Autores: Pedro de Souza
Autor Correspondente: Pedro de Souza | [email protected]

Palavras-chave: voz, corpo, enunciação, voice, body, enunciation

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, pretendo retomar a proposição foucaultiana segundo a qual o corpo tem a propriedade de estar “em outro lugar que não o mundo”. Meu ponto de aplicação será a voz como espaço onde o corpo existe aqui e agora e para além de sua morte. Para tanto, vou me aplicar a análise de passagens do filme Her, de Spike Jonize, 2013. Busco assim relações heterotópicas entre a voz da protagonista da narrativa fílmica e a voz que Michel Foucault emite em sua conferencia radiofônica O corpo utópico. O ponto de referencia da colocação das duas vozes é a pressuposição da não existência de um corpo visível para o cine-espectador, no caso da personagem do filme e da pressuposição de um corpo no caso da voz do pensador francês dirigindo-se a rádio ouvintes. Trata-se de explorar nesta relação o efeito de transição para possibilidades corporais outras cujo ponto de emergência se ancora na voz, esta definida como geradora da utopia. 



Resumo Inglês:

In this article, I intend to return to the Foucauldian proposition that the body has the property of being “in somewhere that is not the world.” My point of application will be the voice as the space where the body exists here and now and beyond its death. To do it, I will apply the analysis of passages from the film Her, by Spike Jonize, 2013. I seek therefore heterotopic relations between the voice of the protagonist of the film narrative and the voice that Michel Foucault emits in his radio conference The Utopian Body. The point of reference of the placement of the two voices is the presupposition of the non-existence of a visible body for the cine-spectator, in the case of the character of the film and the presupposition of a body in the case of the French thinker’s voice addressing the radio listeners. It is a question of exploring in this relation the effect of transition to other corporal possibilities whose point of anchorage is anchored in the voice, is defined as the generator of utopia.