A HEGEMONIA DO CINEMA AMERICANO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CINELÂNDIA

Ciência (In) Cena

Endereço:
Rua Xingu - Stiep
Salvador / BA
41770-130
Site: http://periodicos.estacio.br/index.php/cienciaincenabahia
Telefone: (71) 2107-8234
ISSN: 23170816
Editor Chefe: Marcia Figueredo D' Souza
Início Publicação: 05/05/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A HEGEMONIA DO CINEMA AMERICANO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CINELÂNDIA

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 5
Autores: Jonas Abreu
Autor Correspondente: Jonas Abreu | [email protected]

Palavras-chave: Cinelândia. Francisco Serrador. Broadway. Cinema americano.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Após a proclamação da República, o Rio de Janeiro construiu seu cosmopolitismo mediante a reprodução dos símbolos urbanísticos e culturais da modernidade européia, confirmados na construção do patrimônio material da área da Praça Marechal Floriano.  Ao término da Primeira Guerra, entretanto a influência cultural americana passou a exercer uma profunda transformação na paisagem cultural daquele local quando da tentativa de recriação da Broadway e seus cine-teatros pelo empresário Francisco Serrador. O objetivo do artigo foi analisar nessa fase, os vínculos que existiram entre marcos arquiteturais da Praça e a sociedade que o produziu, utilizando-se da cultura do cinema capturada por empresários do entretenimento, como Francisco Serrador. O método concentrou-se em pesquisa histórica, valendo-se de dispositivos de pesquisa bibliográfica e documental em jornais e revistas. A combinação destas fontes permitiu confirmar que a articulação do empreendimento de Serrador foi exercida por forças políticas e econômicas que se cruzaram até que a praça passasse a ser chamada por Cinelândia. Como estas relações alteraram o patrimônio material instalado e atualizaram os significados imateriais daquele local, esta se tornou a questão central da pesquisa. Assim, a pesquisa concentrou-se na discussão das mudanças estilísticas e as alterações comportamentais no gosto e hábitos da sociedade em meio às novas matrizes internacionais que a partir do art déco substituíram o neoclássico e o ecletismo do período imperial. Os resultados da pesquisa revelaram que Serrador lutou por um projeto que ajudasse a levar o público mais para perto de seus cinemas, pois na Broadway e na California compreendeu que o modelo europeu para o teatro e a ópera estavam sendo substituídos por padrões híbridos como as operetas e o cinema industrial. Em outras palavras, ao longo de suas observações entre 1922 e 1925, tempo em que morou nos EUA, ele percebeu algumas das instituições e práticas centrais da cultura de consumo norte-americana que ele ajudaria a introduzir no Brasil.
 



Resumo Inglês:

After the proclamation of the Republic, Rio de Janeiro built its cosmopolitanism by reproducing the urbanistic and cultural symbols of European modernity, confirmed in the construction of the material patrimony of the Marechal Floriano Square area. At the end of the First War, however, the American cultural influence began to exert a profound transformation in the cultural landscape of that place when the attempt to re-create Broadway and its cinema theaters by the businessman Francisco Serrador. The purpose of this article at this stage was to analyze the links that existed between the architectural landmarks of Praça and the society that produced it, using the culture of cinema captured by entertainment entrepreneurs, such as Francisco Serrador. The methodology focused on historical research, using bibliographic and documentary research devices in newspapers and magazines. The combination of these sources allowed to confirm that the articulation of Serrador's enterprise was exerted by political and economic forces that crossed until the square happened to be called by Cinelandia. As these relations changed the material patrimony installed and updated the immaterial meanings of that place, this became the central question of the research. Thus, the research focused on the discussion of stylistic changes and behavioral changes in the taste and habits of society in the midst of new international matrices that from Art Deco replaced the neoclassical and eclecticism of the imperial period. The results of the research revealed that Serrador fought for a project that would help bring the public closer to their cinemas because on Broadway and California he understood that the European model for theater and opera were being replaced by hybrid standards such as operettas and industrial cinema. In other words, throughout his observations between 1922 and 1925, when he lived in the United States, he realized some of the institutions and practices central to the American consumer culture that he would help introduce in Brazil.