O Planejamento escolar é uma das atividades mais importantes da escola, todo o trabalho deve ter um propósito, toda atividade escolar deve ser pensada, refletida, discutida, organizada e posteriormente executada da melhor maneira possível. Na escola uma dos principais planejamentos é o do inicio do ano letivo, é durante esse planejamento que será decido como os próximos duzentos dias letivos serão.Para esta tarefa é importante, quando possível, ter envolvimento dos docentes, gestores e demais funcionários da escola, para uma pluralidade de ideias e gestão democrática. Esse planejamento pode e deve ser mudado ao longo do ano, para isso é importante observar atentamente o que está gerando resultado, seja positivo ou negativo, pois assim é possível fortalecer os pontos fortes e que estão gerando resultados positivos e corrigir os eventuais resultados negativos.