Ganga-Zumbi: análises e perspectivas sobre a canção

Revista da Tulha

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ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Ganga-Zumbi: análises e perspectivas sobre a canção

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Pedro de Grammont e Souza
Autor Correspondente: Pedro de Grammont e Souza | [email protected]

Palavras-chave: Ganga-Zumbi, Análise Cancional, Canção, Semiótica da Canção.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ganga-Zumbi  é  um  trabalho  que  analisa,  partindo  de  uma  perspectiva histórica, semiótica, rítmica e harmônica, a canção mineira contemporânea Ganga-Zumbi.  Esta  canção  –  composta  por  Sérgio  Santos  e  Paulo  César  Pinheiro  –  evidencia  um  arquétipo  da  cultura  brasileira  em  uma  síntese  que  traz,  em  si,  muitos  elementos  rítmicos,  ritualísticos e cancionais, contando a história de um de seus personagens históricos, Zumbi dos Palmares. Têm-se por “contemporâneo” um recorte que se estende aos últimos vinte anos, e “mineiro”, um objeto centrado em sua capital, o que – de certa forma – representa eixos identitários e de produção do estado.validate with it.



Resumo Inglês:

Ganga-Zumbi is  a  work  that  analyzes,  from  a  historic,  semiotic,  rhythmic and harmonic perspective, the contemporary Minas Gerais song Ganga-Zumbi. This song - composed by Sérgio Santos and Paulo César Pinheiro - highlights an archetype of Brazilian culture in a synthesis that brings  in  itself  many  rhythmic,  ritualistic  and  song  elements,  telling  the  story of one of its historical characters, Zumbi dos Palmares. We delimit “contemporary” in a time lapse that extends to the last twenty years, and “mineiro”, to an object centered on its capital, which – in a certain way – represents the identity and production axes of the state.