Gamificação no ensino de astronomia

Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática

Endereço:
Rua Universitária - 2069 – Jd. Universitário - Bloco de Ciências (prédio novo)- 3º andar - sala 79 - Universitário
Cascavel / PR
85819110
Site: http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/index
Telefone: (45) 3220-7284
ISSN: 2594-9179
Editor Chefe: Tiago Emanuel Klüber
Início Publicação: 03/09/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Gamificação no ensino de astronomia

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 4
Autores: Roger Broetto Rocha, Lucio Martins Fassini da Silva, Cleiton Kenup Piumbini, Luiz Otavio Buffon, Marconi Frank Barros
Autor Correspondente: Roger Broetto Rocha | [email protected]

Palavras-chave: Gamificação em sala de aula, Ensino de Astronomia, PIBID.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem por objetivo relatar uma atividade didática, realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), envolvendo o ensino de Astronomia numa turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola do município de Vitória, ES. A atividade foi planejada e executada pelo subprojeto do Curso de Licenciatura em Física do IFES – Campus Cariacica. A metodologia foi baseada na Gamificação aplicada ao ensino-aprendizagem. A intervenção ocorreu em três etapas, sendo a primeira realizada em dois encontros, através de apresentações dialogadas sobre Astronomia usando slides e gifs, a segunda consistiu na aplicação da Gamificação através de um jogo e finalizando com a terceira etapa, foi aplicado um pequeno questionário. Ao final houve um momento de avaliação e as análises constataram que o ensino de Astronomia através da atividade gamificada do jogo conseguiu motivar os alunos, despertar o interesse pelo assunto e produzir indícios de aprendizagem.



Resumo Inglês:

This work aims to report on a didactic activity, carried out in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), involving the teaching of Astronomy in a class of the first year of high school at a school in the city of Vitória, ES. The activity was carried out by the subproject of the Physics Degree Course at IFES - Campus Cariacica. The intervention took place in three stages, the first being in two meetings, through dialogued presentations on Astronomy using slides and gifs, the second consisted of the application of Gamification through a game and ending with the third stage, a small questionnaire was applied. At the end there was a moment of evaluation and the analyzes found that the teaching of Astronomy through the gamified activity of the game managed to motivate students, arouse interest in the subject and produce evidence of learning.