Francisco de Holanda e o Conceito de “Pintura Animante”

Linguagens Nas Artes

Endereço:
Rua Ascânio Burlamarque - 540 - Comiteco
Belo Horizonte / MG
30315-030
Site: https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/about
Telefone: (31) 9158-0226
ISSN: 2675-8741
Editor Chefe: RANGEL CERCEAU NETTO
Início Publicação: 01/01/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Francisco de Holanda e o Conceito de “Pintura Animante”

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: T.N. de. Andrade
Autor Correspondente: T.N. de. Andrade | [email protected]

Palavras-chave: Francisco de Holanda, Pintura, Neoplatonismo,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Resumo: Francisco de Holanda (1517-1584), artista e teórico de arte português, revela-se como uma figura de grande envergadura na cultura do século XVI. Em sua obra escrita, Holanda empreende uma união entre as teorias artísticas de seu tempo e os princípios neoplatônicos em circulação a partir do final do século anterior. O presente artigo discute um dos pontos de contato entre essas duas tendências, identificando vínculos entre a literatura artística e neoplatônica do período na obra de Francisco. Argumenta-se que, dentre esses vínculos, Holanda promove uma “hermetização” ou “platonização” da teoria artística das expressões da alma, um topos da discussão artística renascentista. Tal iniciativa visa contribuir, em sentido amplo, para o estudo das relações entre a filosofia e a arte no século XVI e, em sentido estrito, para a compreensão da obra de Francisco de Holanda e suas relações com a cultura deste século.

Recebido em: 01/10/2019  – Aceito em 04/11/2019



Resumo Inglês:

Francisco de Holanda and the Concept of “Ensouling Painting”

 Abstract: Francisco de Holanda (1517-1584), Portuguese artist and art theoretician, stands out as major figure in 16th century culture. In his written work, Holanda undertakes an intercourse between the artistic theories of his time and the Neoplatonic principles in circulation since the end of the previous century. The following article discusses one of the points of connection between these two tendencies, identifying links between the artistic and Neoplatonic literature of the period in Francisco’s work. It is argued that, among such links, Holanda promotes an “hermetization” or “platonization” of the artistic theory of expressions of the soul, a topos in Renaissance artistic discussion. Such initiative seeks to contribute, in broad sense, to the study of the relations between philosophy and art in the 16th century and, in strict sense, to the understanding of Francisco de Holanda’s work and its relation with the culture of this century.

 Keywords: Francisco de Holanda. Painting. Neoplatonism.