Figurino como narrativa não verbal: uma análise de Daenerys Targaryen da série Game of Thrones

Diálogo com a Economia Criativa

Endereço:
Rua do Rosário, 90 - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20.041-002
Site: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/index
Telefone: (21) 2216-2049
ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Figurino como narrativa não verbal: uma análise de Daenerys Targaryen da série Game of Thrones

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 5
Autores: Diane Silva, Amílcar Almeida Bezerra, Olga Maria Coutinho Pepece, Ana Paula Celso de Miranda
Autor Correspondente: Diane Silva | [email protected]

Palavras-chave: consumo, cultura, comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo analisou o figurino da personagem Daenerys do seriado Game of Thrones, buscando destacar como a construção e os elementos que compõe o seu figurino lhe trazem significado, auxiliam a narrativa, e auxiliam no desenvolvimento de produtos que geram consumo que extrapola o assistir à série. Para tal, foi realizado o estudo de imagem em movimento (BEZERRA e MIRANDA, 2014) e em complemento uma análise das funções do figurino (CORDEIRO, 2009). Desta forma, propomos uma abordagem que nos permite compreender melhor de que modo, aspectos da construção de figurino significam uma identidade de personagem ao mesmo tempo coerente e múltipla, produzindo uma imagem ideal que inspira o desenvolvimento de novos produtos e que é atraente ao consumo para os telespectadores.



Resumo Inglês:

This study consists of analyzing the costume of the Daenerys character of the series Game of Thrones, trying to understand how the construction and the elements that make up his costume give her meaning and help the narrative. For that, the study of moving image was carried out and an analysis of the functions of the costumes was carried out with the objective of concluding about its contribution to the construction of meanings for the narrative of the plot. In this way, we propose an approach that allows us to better understand how aspects of the construction of costumes mean a character identity that is both coherent and multiple, producing an ideal image attractive to the consumption of the viewers.