A favela e suas luminosidades na História Cultural

Ponta de Lança

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Telefone: (79) 8826-1803
ISSN: 1982-193X
Editor Chefe: Antônio Fernando de Araújo Sá
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A favela e suas luminosidades na História Cultural

Ano: 2013 | Volume: 7 | Número: 13
Autores: Thiago Ansel
Autor Correspondente: Thiago Ansel | [email protected]

Palavras-chave: Favela, Representações, Discurso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo destaca alguns dos momentos históricos nos quais os regimes de representação da favela são tensionados e seu significado produzido, desafiado ou modulado por intervenções de diferentes atores sociais em disputa ou harmonia instável. O objetivo é oferecer um panorama da trama discursiva que sustenta este significado a partir de uma leitura histórica que não se limite a retraçar as usuais linhas de tempo, as quais geralmente dão conta de decisões oficiais, planos de governo e do pensamento de elites apresentadas como bloco homogêneo. Com isso, busca-se evidenciar que as figurações de favela, longe de unívocas, são resultantes de significações mobilizadas por uma gama ampla de personagens. Um destes é o artista Hélio Oiticica, que tem vida e obra marcadas pelo encontro com o Morro da Mangueira, nos anos 1960.