Fatores apontados como determinantes para implantação e consolidação de micro e pequenas empresas: um estudo com empresários de londrina-pr.

Revista Terra & Cultura

Endereço:
Rua Alagoas, 2050 - Centro
Londrina / PR
86020430
Site: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/index
Telefone: (43) 3375-7448
ISSN: 0104-8112
Editor Chefe: Leandro Henrique Magalhães
Início Publicação: 01/09/1981
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Fatores apontados como determinantes para implantação e consolidação de micro e pequenas empresas: um estudo com empresários de londrina-pr.

Ano: 2013 | Volume: 29 | Número: 57
Autores: Cintia Aparecida Martins Harmatiuk, Jociane do Nascimento Marçal Lupatelli, Luanda Vieira Diniz, Maria Eduvirge Marandola
Autor Correspondente: Maria Eduvirge Marandola | [email protected]

Palavras-chave: Desenvolvimento econômico; Empresário inovador; Micro e pequenas empresas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo teve por objetivo de forma ampla identificar os fatores endógenos e exógenos apontados por empresários de micro e pequenas empresas de Londrina, como determinantes para implantação e consolidação de suas empresas. Realizou-se uma pesquisa de campo que entrevistou uma amostra aleatória de empresários, considerando uma margem de erro de 10%. As entrevistas foram efetuadas no ano de 2011. Os resultados revelaram que a maioria dessas empresas está no mercado há mais de três anos, a maior parte dos recursos utilizados para sua implantação foi próprio. Os empresários foram movidos pelo desejo de realização pessoal e busca por melhores condições econômicas, muito embora apontem alguns fatores como preocupantes, estão otimistas em relação ao futuro dos negócios. Na maioria são profissionais com curso superior e pós-graduação, têm consciência sobre as variáveis conjunturais que podem afetar a sua empresa, conhecem as suas limitações e adotam estratégias para se manter no mercado.