Estratégias de aprendizagem e preparação da performance musical entre a rotina e a vivência de processos criativos

Revista da Tulha

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ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Estratégias de aprendizagem e preparação da performance musical entre a rotina e a vivência de processos criativos

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Vana Bock, Marta Macedo Brietzke, Robert John Suetholz, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave
Autor Correspondente: Vana Bock | [email protected]

Palavras-chave: Performance musical, Processos criativos, Estratégias de estudo, Aprendizagem musical, Violoncelo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste texto, apresentamos ideias sobre performances musicais baseadas em processos de estudo calcados em proposições criativas, configurando-se como a confluência de resultados parciais de duas pesquisas em andamento, a nível de mestrado e doutorado, do Programa de Pós-Graduação da Unversidade de São Paulo. Também toma como base resultados e reflexões de uma pesquisa de mestrado já concluída na mesma universidade. As pesquisas se situam dentro de propostas ligadas ao violoncelo, instrumento com o qual as autoras se relacionam. O objetivo deste texto é apresentar elementos da revisão bibliográfica, que serve de fundamentação para as pesquisadoras, além de considerações advindas de atividades empíricas relacionadas à aprendizagem musical ao violoncelo. A metodologia dos trabalhos buscou fundamentos na abordagem qualitativa de pesquisa, com base em Denzin (2000), Flick (2009) e Velardi (2018). Como procedimento de construção dos dados, foram utilizadas a revisão bibliográfica de obras pedagógicas da literatura do violoncelo, a observação participante, questionários e entrevistas, bem como a reflexão das autoras dentro das experiências de pesquisa. Como resultados parciais dos trabalhos é possível apontar algumas ideias: a criatividade passa a ser considerada como um processo contínuo e não linear; o processo criativo pode ser aprendido e refinado; a performance envolve a tomada de decisões; episódios envolvendo práticas criativas podem ocorrer sem o uso do instrumento. Como principais contribuições para as áreas envolvidas pela pesquisa se destacam a inserção dos trabalhos dentro dos contextos atuais do que se considera performance musical, abrangendo áreas que vão da educação musical às práticas interpretativas; a contribuição da revisão de literatura específica da área de violoncelo relacionada à criatividade; a relação dos processos criativos utilizados no contexto das estratégias de estudo do violoncelo; e a contribuição para processos educacionais ao violoncelo, baseados em elementos ligados à criatividade, através da compreensão da música como elemento lúdico.



Resumo Inglês:

In this text, we present ideas about musical performances based on study processes resulting from creative propositions, the confluence of partial results of two ongoing researches, at master and doctorate level, of the Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. It also considers results and reflections of a masters research already completed  at  the  same  university.  The  research  regards  proposals related to the cello, the instrument of both authors. The purpose of this paper  is  to  present  elements  of  the  bibliographic  review  that  serves  as the foundation for the researchers, as well as considerations arising from  empirical  activities  related  to  musical  learning  on  the  cello. The methodology  utilised  by  the  research  is  qualitative,  based  on  Denzin  (2000), Flick (2009) and Velardi (2018). The data construction procedure used  was  the  bibliographical  review  of  the  pedagogical  works  of  the  cello literature, participant observation, questionnaires and interviews, as well as the authors’ reflection within the research experiences. As partial results  of  the  work,  it  is  possible  to  point  out  some  ideas:  creativity  is  now  considered  as  a  continuous  and  nonlinear  process;  the  creative  process  can  be  learned  and  refined;  performance  involves  decision making;  episodes  involving  creative  practices  may  occur  without  the  use of the instrument. The main contributions to the areas involved in the research include the insertion of works within the current contexts of what  is  considered  musical  performance,  covering  areas  ranging  from  music education to interpretive practices: the contribution of the review of literature specific to the cello related to creativity; the relationship of the creative processes used in the context of cello study strategies; and  the  contribution  to  the  cello’s  educational  processes,  based  on  elements  linked  to  creativity,  through  the  comprehension  of  music  as  a  playful element.