Escritas contemporâneas: o cinema de animação

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ISSN: 2675-570X
Editor Chefe: Me. Junior Cunha
Início Publicação: 11/08/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Escritas contemporâneas: o cinema de animação

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: D. M. Santos
Autor Correspondente: D. M. Santos | [email protected]

Palavras-chave: Cinema de Animação. Cultura. Experiência Cognitiva. Processos Comunicacionais. Transformações Tecnológicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presença das tecnologias, em nosso cotidiano, gerou transformações nos processos comunicacionais, na forma de aprender, na prática de leitura e também na expressão da escrita. A partir de uma reflexão a respeito de concepções de linguagem, o presente artigo tem o objetivo de discutir o conceito de escrita contemporânea apresentando uma síntese da história do cinema de animação. Para caracterizar a pesquisa se usa o arcabouço teórico de Clifford Geertz (1989) e Céu D’Élia (1996), trazendo as questões de cultura, animação, técnica e expressão. Assim, historiar um determinado sistema de representação é um exercício para entendermos como esta cultura expandida vem sofrendo inúmeras transformações tecnológicas. Também se usa o referencial bibliográfico de Irene Machado (2002), as mídias e seus precursores no confronto com suas múltiplas escrituras. Logo, produzir filmes de animação é saber lidar com as mediações presentes neste novo formato que é apresentado na contemporaneidade. Pois o animador, ao transformar códigos, estabelece novas formas de diálogo com o mundo e com isto amplia o conhecimento do telespectador e é esta experiência cognitiva de linguagem que poderia ser muito bem trabalhada no contexto escolar elevando a qualidade do ensino aprendizado no país.



Resumo Inglês:

The presence of technologies, in our daily lives, generated transformations in communication processes, in the way of learning, in the practice of reading and also in the expression of writing. From a reflection on language conceptions, this article aims to discuss the concept of contemporary writing presenting a synthesis of the history of animation cinema. To characterize the research, the theoretical framework of Clifford Geertz (1989) and Céu D'Élia (1996) is used, bringing the questions of culture, animation, technique and expression. Thus, history of a certain system of representation is an exercise to understand how this expanded culture has undergone numerous technological transformations. Irene Machado's bibliographic reference is also used, the media and its precursors in the confrontation with its multiple scriptures. Therefore, to produce animated films is to know how to deal with the mediations present in this new format that is presented in contemporary times. For the animator, by transforming codes, establishes new forms of dialogue with the world and with this expands the viewer's knowledge and it is this cognitive experience of language that could be very well worked in the school context raising the quality of learning teaching in the country.