ENTRE VIOLETAS E LABAREDAS, JANELAS E MOLDURAS: O DUPLO NAS PERSONAGENS E ESPACIALIDADES DE “A DANÇA DO JAGUAR”

Téssera

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ISSN: 2595-8925
Editor Chefe: Enivalda Nunes Freitas e Souza
Início Publicação: 26/11/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar

ENTRE VIOLETAS E LABAREDAS, JANELAS E MOLDURAS: O DUPLO NAS PERSONAGENS E ESPACIALIDADES DE “A DANÇA DO JAGUAR”

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Rosana de Barros Varela, Antonio Aparecido Mantovani
Autor Correspondente: Rosana de Barros Varela | [email protected]

Palavras-chave: Duplo, Literatura, A dança do jaguar, Tereza Albues

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O dilema da identidade, na literatura, é constantemente evocado a partir do mito do duplo. Para além das imagens conhecidas do gêmeo ou do sósia, o desdobramento também pode ocorrer de maneira extrínseca ao “eu” original, dando origem ao duplo exógeno. Partindo desta premissa, pretende-se, neste trabalho, analisar as configurações do duplo no romance A dança do jaguar (2000), de Tereza Albues. Na obra de Albues, o sobrenatural se manifesta na personagem a partir das metamorfoses e do desdobramento do eu, temas recorrentes na narrativa fantástica. De maneira concomitante, as espacialidades também se duplicam, gerando a confluência entre o ambiente doméstico e o cenário pictórico – representado pelas telas “Percepção-enigma” e “Asas Felinas” –, que se impõem à estrutura da casa onde reside a protagonista e são atreladas a eventos sobrenaturais. Como o fantástico privilegia a suspensão ou revelação dos limites entre matéria e espírito, no romance em estudo, o embate entre o eu e o outro adquire diferentes significados para as personagens, tais como a busca pelo conhecimento metafísico, que levaria ao retorno a uma unidade primordial.



Resumo Inglês:

The dilemma of identity, in literature, is constantly associated to the myth of double. Besides the usual images of twins and doppelgängers, there may also be a character extrinsic to the original “self”, which generates the exogenous double. Taking into account this idea, this work aims to analyze the forms of double in the novel A dança do jaguar (2000), by Tereza Albues. In Albues’ work, the supernatural is an element that appears in the character through its self’s metamorphoses and developments, which are commons themes in fantastic narrative. Concomitantly, there is a duplication of spatialities, creating the confluence between the domestic space and the pictorial scenario – represented by the screens “Percepção-enigma” and “Asas Felinas” –, which are determined by the structure of the house where the protagonist lives and linked to supernatural events. Considering that fantastic prefers to suspend or reveal the boundaries between matter and spirit; in this novel, the confrontation between self and other acquires different meanings for the characters, such as the search for metaphysical knowledge, which would lead them again to the primordial unity.