EMPREENDEDORISMO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: UM LEVANTAMENTO SOBRE OS SEUS RESULTADOS NO CENTRO EDUCACIONAL E PROFISSIONALIZANTE DO MARANHÃO (CEPROMAR)

Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo

Endereço:
Rua Papa João XXIII, 46 - ap. 404 - Centro Cívico
Curitiba / PR
80530-030
Site: http://relise.eco.br/index.php/relise/index
Telefone: (41) 9998-8773
ISSN: 2448-2889
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

EMPREENDEDORISMO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: UM LEVANTAMENTO SOBRE OS SEUS RESULTADOS NO CENTRO EDUCACIONAL E PROFISSIONALIZANTE DO MARANHÃO (CEPROMAR)

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: G. M. de Sousa, J. D. G. de Castro Neto
Autor Correspondente: G. M. de Sousa | [email protected]

Palavras-chave: empreendedorismo, empreendedorismo social, impacto social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Empreendedorismo é a iniciativa de criar mercados por meio da “destruição criadora”. O indivíduo, agente dessa mudança, vislumbra o futuro e a transformação do ambiente no qual vive a partir de ideias inovadoras de forma a movimentar o sistema econômico, gerando renda e emprego. O empreendedorismo social surgiu como uma resposta a problemas sociais crônicos, que são desencadeados pelo contexto econômico desfavorável. Enquanto o empreendedorismo tem como finalidade puramente o crescimento econômico do empreendedor, o de finalidade social é impulsionado pelas disfunções da sociedade, como a globalização paradoxal, ineficiência do estado em resolver problemas sociais e suas ramificações, como a desigualdade na distribuição de renda e acesso aos direitos sociais. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é responder à pergunta: “o empreendedorismo social funciona como impacto social transformador?”. Para tal, foi proposto apresentar até que ponto o empreendedorismo social influencia na vida das pessoas em condição de vulnerabilidade. A metodologia foi definida por meio de levantamento bibliográfico; quanto a natureza, será aplicada abordagem qualitativo e quantitativo; e enquanto que a estratégia de pesquisa se dará por meio de levantamento. Como objeto de estudo, selecionou-se o Centro Educacional e profissionalizante do Maranhão (CEPROMAR), que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho, estendendo-se ao acolhimento de crianças e adolescentes carentes e à atenção à saúde como forma de transformação social. Ainda que o CEPROMAR não atenda todas as características do perfil do empreendedorismo social, permitiu constatar em síntese, que é possível transformar a realidade de vida das pessoas pelo impacto social, por meio de cursos profissionalizantes e gratuitos que possibilitaram o empoderamento e na transformação pragmática.