Elementos para a escuta e análise do jogo da voz no simbólico

Reflexão e Ação

Endereço:
Avenida Independência, 2293 - Bloco 10, Sala 1020A - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
96815-900
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
Telefone: (51) 3717-7543
ISSN: 1982-9949
Editor Chefe: Cheron Zanini Moretti
Início Publicação: 31/10/1990
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

Elementos para a escuta e análise do jogo da voz no simbólico

Ano: 2015 | Volume: 23 | Número: 1
Autores: P. Souza
Autor Correspondente: P. Souza | [email protected]

Palavras-chave: voz, enunciação, subjetivação, discurso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretendo, neste artigo, mostrar de que maneira a voz pode ser abordada como objeto simbólico, ou seja, fenômeno constituído no limite de algum procedimento interpretativo aplicado a um preciso processo de subjetivação. Para tanto, escolhi me ocupar da entrevista que Elis Regina concedeu ao programa Ensaio, em 1973. Metodologicamente, presto atenção aos pontos de transição entre a fala e o canto cometidos pela entrevistada na relação com seu entrevistador. O objetivo da análise é explicitar o jogo da voz materializando sonoramente uma enunciação que acontece no limiar de certa ordem de discurso, ou seja, a que rege a formação da música popular brasileira e o sujeito que nela se constitui cantando.



Resumo Inglês:

I intend in this paper show how the voice can become symbolic object, ie, a phenomenon consisting in the limit of some interpretive procedure applied to a precise process of subjectivation. To do so, I look for the interview with Elis Regina in emission tv, 1973, named Programa Ensaio. Methodologically, I pay attention to the points of transition between speech and singing committed by the singer in connection with your interviewer. The objective of the analysis is to explain the game's voice loudly materializing an utterance that happens on the threshold of a certain order of discourse, ie, this one that determine the formation of brazilian popular music and the subject who sings.



Resumo Espanhol:

Tengo la intención en este trabajo de mostrar de qué modo la voz se puede tratar como un objeto simbólico, es decir, un fenómeno que se constituye en el límite de algún procedimiento interpretativo aplicado a un proceso preciso de subjetivación. Para ello, opté por focalizar la entrevista que Elis Regina dio en el Programa Ensaio en 1973. Metodologicamente presto atención a los puntos de transición entre el habla y el canto cometido por el demandado en relación con su entrevistador. El objetivo del análisis es explicitar el juego de la voz al materializar sonoramente un enunciado que tiene lugar en el umbral de un cierto orden del discurso, es decir, que rige la formación de la música popular brasileña y el sujeto que en ella se constituye cantando.