EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREENDEDORISMO: UMA AVALIAÇÃO PELO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NO BRICS POR MEIO DO INDICADOR GEM (GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR)

Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo

Endereço:
Rua Papa João XXIII, 46 - ap. 404 - Centro Cívico
Curitiba / PR
80530-030
Site: http://relise.eco.br/index.php/relise/index
Telefone: (41) 9998-8773
ISSN: 2448-2889
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREENDEDORISMO: UMA AVALIAÇÃO PELO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NO BRICS POR MEIO DO INDICADOR GEM (GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR)

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: Especial
Autores: Vale Neto, M. do, Sales, R. L.
Autor Correspondente: Vale Neto, M. do | [email protected]

Palavras-chave: empreendedorismo, BRICS, eficiência, análise envoltória de dados.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo propor uma análise da eficiência das Políticas de Empreendedorismo nos países do BRICs, pelo método de análise envoltória de dados por meio do indicador GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e com base nos indicadores PIB per capita e IDH dos países. No método utilizado buscou-se identificar os índices de eficiência de cada país para posteriormente, compará-los com os indicadores GEM utilizados, adotando como parâmetros a Taxa de Empreendedorismo Estabelecido (TEE) e a Taxa de Programas de empreendedorismo do governo (TEG). Desta forma foi possível medir o quanto esses indicadores influenciam nos fatores econômicos e sociais das nações em análise. Para atingir o objetivo desse estudo, utilizou-se a técnica DEA – Data Envelopment Analysis, ou Análise Envoltória de Dados, que é uma ferramenta analítica que pode fornecer a identificação das melhores práticas na utilização de recursos colocados à disposição de uma determinada organização e, simultaneamente, pode-se identificar a possível fronteira de eficiência de um grupo de organizações afins, por meio de comparações entre recursos usados e os resultados obtidos. Dos cinco países do BRICS, apenas a Rússia se apresentou eficiente obtendo 100%, ou seja, eficiência máxima. Por fim, a análise sugere que as taxas de empreendedorismo do GEM, aqui utilizadas, não exercem nenhuma influência sobre os resultados econômicos e sociais medidos por meio do PIB per capita e do IDH.