Educação permanente: (re)vendo conceitos

Revista Educação, Cultura e Sociedade

Endereço:
Avenida dos Ingás - 3001 - Jardim Imperial
Sinop / MT
78555000
Site: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/index
Telefone: (66) 3511-2100
ISSN: 2237-1648
Editor Chefe: Irene Carrillo Romero Beber
Início Publicação: 15/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Educação permanente: (re)vendo conceitos

Ano: 2013 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira.
Autor Correspondente: Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira. | [email protected]

Palavras-chave: educação permanente, educação continuada, cidadania

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo analisa os conceitos encontrados na literatura acerca da Educação Permanente, diferenciando-a de Educação Continuada, processos que são distintos, mas com um caráter complementar e não excludente. A Educação Permanente surge em função da rapidez da produção de novos conhecimentos, que trazem novas requisições aos trabalhadores, principalmente frente aos desafios colocados pela globalidade e pela complexidade do mundo atual. A Educação Continuada é uma educação para atualização, englobando atividades de ensino após a graduação para aquisição de novas informações ou como atividade de duração definida, que utiliza metodologias tradicionais. O mais importante é a Educação Permanente constituir-se em um processo que visa educar o homem como indivíduo, como cidadão e como membro da comunidade dentro de uma formação integral.



Resumo Inglês:

This is a study about the already found concepts in the literature regarding Permanent Education, differentiating the Continuing Education and Education Service, processes that are clearly distinct but have a complementary character and not exclusionary. Permanent Education is set depending on the speed of the production of new knowledge and brings new requirements for workers, particularly the challenges posed by the entirety and complexity of today's world. Moreover, and more importantly, the Permanent Education aims to educate the man as an individual, as a citizen and as a member of the community within a formation.