Educação de jovens e adultos e religiosidade: um estudo sobre as práticas religiosas católicas e pentecostais em espaços escolares

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Editor Chefe: Profa. Maysa Gomes
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

Educação de jovens e adultos e religiosidade: um estudo sobre as práticas religiosas católicas e pentecostais em espaços escolares

Ano: 2009 | Volume: 6 | Número: 7
Autores: Heli Sabino de Oliveira
Autor Correspondente: Heli Sabino de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: laicidade, identidade religiosa, diversidade cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, analisam-se as manifestações religiosasnocontexto escolar. destacam-se, porumlado, as formas pelas quaisocatolicismose manifesta nasescolaspúblicas e, por outro, apresenta-seumestudodecaso sobre os significadosqueos jovenspentecostais atribuem ao seu processo de escolarização em dada escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-sedeumtrabalho sobre laicidade e religiosidadesemescolaspúblicas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte,bemcomosobre o tratamento dado peloseducadoresàquestãodadiversidadereligiosa.Pormeiodeentrevista,questionários eobservaçãoparticipante, procurou-sedemonstrarcomoanormalizaçãodocatolicismo, no contexto escolar, produz ativamente a invisibilidade de outros religiosos. Além disso, constatou-se a necessidade de se conhecer os sujeitos aos quais se destinam o fazer pedagógicos dos estabelecimentos educacionais. Embora se trate de temática pouco explorada nos meios acadêmicos, a questão religiosa aparece aqui como um elemento centralnaconstituiçãodaidentidadedoseducandosdascamadaspopulares.Aoignorar essa importante dimensão humana, os educadores se esquecem de que código cultural religioso é, em parte, responsável tanto pelo modo de ser e de pensar quanto por crenças e esperanças de uma parte significativa de pessoas. No entanto, essa situação suscita, pelo menos, duas consequências: a) a escola pode tratar com desprezo, medo ehostilidade crençasevaloresnãocatólicos, bem como classificar o diferente como inferior ou perigoso; b) a escola pode não reconhecer que as concepções da vida, que nos movem com vigor, sempre são formadas na luta com outros ideais, que são tão sagrados para os outros quanto os nossos o são para nós.

Resumo Inglês:

This paper analyzes religious manifestation in the school context. first, it examines the ways in which Catholicism is manifested in public schools and, secondly, it presents a case study of the meanings Pentecostal young people attach to their schooling process in a given school for Education of youth and Adults (EJA). This is a work that asks about secularism and religiousness in the public schools of the municipal school district of Belo Horizonte, as well as how educators deal with religious diversity. Through interviews, questionnaires, and participant observation, we attempt to demonstrate how standardization of Catholicism in the school context results in the invisibility of other religious groups as well as the importance of knowing the subjects to whom the educational institutions’ pedagogy is aimed to. Although it is a seldom explored topic in academic circles, the religious question appears here as a central element in the constitution of the identity of students from lower classes. By ignoring this important human dimension, educators forget that a religious cultural code is, in part, responsible for both ways of being and thinking and the beliefs and hopes for a significant portion of the population. However, this raises at least two consequences: a) the school can treat non-Catholic beliefs and values with contempt, fear and hostility and classify different ones as being inferior or dangerous or b) the school may not recognize that the concepts of life, which move us with force, are always formed in the struggle with other ideals which are as sacred to others as ours are for us.

Resumo Francês:

L’article analyse les manifestations religieuses dans les contextes scolaires. d’un côté, on met en évidence les façons dont le catholicisme s’exprime à l’intérieur des écoles publiques; d’un autre côté, on présente une étude sur le signifié attribué par les jeunes pentecôtistes à leur processus de scolarisation dans un établissement scolaire qui a adopté le programme éducation des jeunes et des adultes (EJA). Il s’agit d’un travail qui interroge la laïcité et la religiosité dans des écoles publiques du réseau municipal d’enseignement de la ville de Belo Horizonte tout comme la manière dont les éducateurs s’y prennent avec la diversité religieuse. À travers les entretiens, les questionnaires et les observations, on a essayé de démontrer comment la normalisation du catholicisme dans le contexte scolaire produit de l’invisibilité à l’égard d’autres groupes religieux tout comme la nécessité de connaître les sujets auxquels se destinent le faire pédagogique des établissements éducationnels. Bien qu’il s’agisse d’une thématique peu explorée dans les milieux académiques, la question religieuse apparaît ici comme un élément central dans la constitution de l’identité des élèves issus des couches populaires. Lorsqu’ils ignorent cette importante dimension humaine, les éducateurs oublient que le code culturel religieux est en partie responsable de la façon d’être et de penser ainsi que des croyances et des espoirs d’une partie significative de la population. Mais cette situation a au moins deux conséquences: a) l’école pourrait traiter avec mépris, peur et hostilité les croyances et les valeurs non catholiques tout comme elle pourrait qualifier le différent comme inférieur ou dangereux; b) l’école pourrait ne pas reconnaître que les conceptions de la vie susceptibles de nous faire avancer sont toujours formées à partir de différents idéaux, chers à tout un chacun.