Educação da percepção musical no IFCE

Revista Pindorama

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ISSN: 2179-2984
Editor Chefe: Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Júnior
Início Publicação: 02/08/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Educação da percepção musical no IFCE

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: J. A. Teixeira
Autor Correspondente: J. A. Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: Mecanicismo, Complexidade, Percepção musical, Corpo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo esclarece duas práticas educativas em conexão com norteamentos teórico-filosóficos relativas a dois momentos do meu fazer educativo enquanto professor de percepção musical do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Primeiro aborda a convergência entre a visão moderna de mundo mecanicista e o ensino de música tradicional que fragmenta o conhecimento em disciplinas de modo dificultar uma percepção integralizante da linguagem musical. Em seguida, amplia a discussão para incluir paradigmas mais recentes de pesquisa e aplicação de abordagens da percepção musical que respeitam o ponto de vista do pensamento complexo interdisciplinar, incluindo uma mostra de experimentos pedagógicos recentes norteados pela busca corporal coletiva de expressão consciente. O corpo como locus da possibilidade de expressão sofre uma modificação significativa a depender de cada qual dos pontos de vista apreciados. Altera-se o conceito de percepção musical ligada a apreciação passiva objetiva para melhor se acomodar na perspectiva da interação intersubjetiva com abertura para um diálogo transdisciplinar que reúna discussões anteriormente separadas por disciplinas como história da música, harmonia, contraponto, estética, composição, música popular e performance. O artigo explicita também os resultados das duas orientações teóricas. A primeira conduz as aulas de percepção aos ditados musicais de discriminação sonora. A segunda, à apreciação de relações de significado linguístico-musicais que só adquirem sentido na interação.