EDITORIAL - Plágio e publicação científica

Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia

Endereço:
Av Brasil 4365 - Manguinhos
Rio de Janeiro / RJ
21040900
Site: http://www.visaemdebate.incqs.fiocruz.br
Telefone: (21) 3865-5275
ISSN: 2317269X
Editor Chefe: Maria Helena Simões Villas Bôas
Início Publicação: 31/01/2013
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

EDITORIAL - Plágio e publicação científica

Ano: 2015 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: André Luís Gemal, Daniella Guimarães de Araújo, Isabella Fernandes Delgado
Autor Correspondente: Os Editores | [email protected]

Palavras-chave: Vigilância Sanitária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos últimos anos, a palavra ética tem estado em evidência no país, usualmente referida a sua ausência. Neste cenário, no qual sobram palavras e faltam atitudes, refletir, debater e concretizar ações sobre este tema na publicação científica tornam-se imprescindíveis.
O acesso aberto e a democratização do conhecimento e, principalmente, da informa-ção, têm permitido atualmente uma possibilidade fabulosa de avanços na formação de pesquisadores e cidadãos.
Neste contexto, a cultura do plágio tem maiores condições de se disseminar e de se tornar socialmente aceita. Isto faz com que instituições e editores de revistas científicas sejam colocados em situações que exigem atitudes imediatas e coerentes com os princípios éti-cos do campo da ciência. Em uma rápida busca no Google do termo “plágio em publicação científica”, encontramos cerca de 400 mil resultados, o que evidencia os danos e riscos que dizem respeito a todos nós: editores, pesquisadores, alunos, gestores de instituições de pesquisa — corresponsáveis pela acuidade da informação — e leitores.