Editorial / Apresentação

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Editorial / Apresentação

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens, Tiago Mundim
Autor Correspondente: César Lignelli | [email protected]

Palavras-chave: Editorial, Apresentação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Editorial / Apresentação

por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim

Durante a noite, eis que um clarão toma conta do espaço. Contrastes não são os mesmos, matizes se esvaem, formas se diluem, o aqui e agora num piscar outro se torna e entorta. Somos outros e mesmos e mesmo desconfiados sobre o que, e quem, e até como somos nesse lampejo de percepções a flor da pele... seguem as coisas, ciclos, afetos, vidas, nossa Revista Voz e Cena, com seu segundo número, com cada artigo e cada palavra grafada em meio aos feixes de luz emanados das telas de nossos dispositivos ou das folhas brancas cada vez mais alternativas, às quais direcionamos nosso olhar.

Novo equilíbrio da presença da luz em nossa retina e mesmo exauridas e exauridos da avalanche de intempéries de nosso fatídico 2020, ainda nos restam cintilações que nos incitam à celebrar, pois assim como no primeiro número, aqui estamos em coletivo via professoras e professores atuantes nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e ainda, fomos recentemente agraciados com a formalização do vínculo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), via o professor Fernando Aleixo e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) intermediado pela professora Janaína Martins.

E, para resplandecer nosso número 02 do ano de 2020, contamos com nove artigos e um registro audiovisual que abarcam aspectos metodológicos, conceituais, discursivos, técnicos e estéticos da voz e da música em performance oriundos de pesquisadoras e pesquisadores vinculados a instituições localizadas em quatro das cinco regiões brasileiras, na Itália e na França, com artigos escritos originalmente em português, italiano, francês e inglês.

E assim, com brilho nos olhos, agora em decorrência da emoção, encerramos nossas publicações de 2020.