DOMÍNIO CULTURAL, RAZÃO INSTRUMENTAL E ESCLARECIMENTO EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER
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DOMÍNIO CULTURAL, RAZÃO INSTRUMENTAL E ESCLARECIMENTO EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER
Autor Correspondente: Maria Célia da Silva | [email protected]
Palavras-chave: Esclarecimento, Domínio Cultural, Razão Instrumental
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Resumo Português:
Resumo: Theodor Adorno e Max Horkheimer se dispuseram a analisar não as causas da razão, como o fizeram empiristas e racionalistas, mas em entender os objetivos mais profundos dessa faculdade humana. Para entendê-la fizeram uma retrospectiva histórica, desde os mitos contidos na Ilíada e Odisseia até os criados pela Modernidade, com o intuito de revelar as artimanhas daquilo que eles denominaram de “Esclarecimento”. Dirão que, ao mesmo tempo em que o esclarecimento é tentativa de vitória sobre as forças da natureza e sobre os temores humanos, é, também, uma forma de enclausurar o homem, não este ou aquele pertencentes a uma classe social, mas a humanidade em geral. O objetivo deste trabalho é, pois, é relacionar o conceito de esclarecimento às formas de domínio cultural do homem moderno, buscando explicar até que ponto as sociedades ocidentais são prisioneiras daquilo que elas acreditam ser o grande instrumento de libertação: a Razão.