Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror

Revista Mídia e Cotidiano

Endereço:
Rua Alexandre Moura - nº 8, Bloco A - São Domingos
Niterói / RJ
24210200
Site: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano
Telefone: (21) 2629-9684
ISSN: 2178602X
Editor Chefe: Denise Tavares
Início Publicação: 30/12/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: Ana Maria Acker
Autor Correspondente: Ana Maria Acker | [email protected]

Palavras-chave: cinema, horror, narrativa, comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo discute as origens da câmera subjetiva diegética no cinema de horror found footage a partir do pressuposto de que tal estratégia narrativa possui relações com a câmera subjetiva do slasher, subgênero que gerou polêmica nas décadas de 1970 e 1980. O texto problematiza o uso da câmera subjetiva e a transformação em diegética nos anos 2000, tendo como foco as características de nossos modos de olhar nas produções de horror contemporâneas. Pontuamos algumas mudanças no consumo do filme de horror após a metade do século passado e as relacionamos com as análises de sequências de quatro produções: As Fitas de Poughkeepsie (2007), direção de John Erick Dowdle; [Rec] (2007), [Rec] 2 – possuídos (2009), ambos realizados por Jaume Balagueró e Paco Plaza; e um episódio de V/H/S/2 (2013), filme de Simon Barrett, Adam Wingard, Eduardo Sanchez, Gregg Hale, Timo Tjahjanto, Gareth Huw Evans e Jason Eisener.