DO PLANO DO FILME AO PLANO DE AULA: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS, MULHERES NEGRAS E OUTROS POSSÍVEIS CURRÍCULOS E DIDÁTICAS

Revista Binacional Brasil-Argentina

Endereço:
Praça Sá Barreto - s/n - Centro
Vitória da Conquista / BA
45000625
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/index
Telefone: (77) 3421-3894
ISSN: 2316-1205
Editor Chefe: José Rubens Mascarenhas de Almeida
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

DO PLANO DO FILME AO PLANO DE AULA: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS, MULHERES NEGRAS E OUTROS POSSÍVEIS CURRÍCULOS E DIDÁTICAS

Ano: 2020 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: F. J.P. Rosa
Autor Correspondente: F. J. P. Rosa | [email protected]

Palavras-chave: cinema negro, plano de aula, currículos decoloniais, mulheres negras

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é apresentar as experiências desenvolvidas em um curso de Pedagogia de um campus de uma universidade estadual localizado na Baixada Fluminense com o objetivo de produzir outros currículos e didáticas fundamentadas na perspectiva decolonial. Para isso, recorremos à cinematografia negra de Zózimo Bulbul com o intuito das estudantes desenvolverem por meio da Metodologia da Análise criativa e da produção de planos de aula novos conhecimentos capazes de construir corporeidades, estéticas e histórias fumdamentadas na ancestralidade africana e afro-brasileira. O resultado da experiência evidenciou a produção de conhecimentos curriculares e didáticos para a educação infantil e as séries iniciais relacionados às vivências das estudantes enquanto mulheres, professoras e negras tanto em espaços formais de educação quanto não-formais.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to present the experiences developed in a Pedagogy course at a campus of a state university located in Baixada Fluminense with the aim of producing other curricula and didactics based on the decolonial perspective. For this, we used the black cinematography of Zózimo Bulbul in order for students to develop, through the Creative Analysis Methodology and the production of lesson plans, new knowledge capable of building corporealities, aesthetics and stories smoked in African andAfro-Brazilian ancestry. The result of the experience showed the production of curricular and didactic knowledge for early childhood education and the initial grades related to the experiences of students as women, teachers and black women in both formal and non-formal spaces of education.



Resumo Espanhol:

El propósito de este artículo es presentar las experiencias desarrolladas en un curso de Pedagogía en un campus de una universidad estatal ubicada en la Baixada Fluminense con el objetivo de producir otros currículos y didácticas desde la perspectiva descolonial. Para ello, utilizamos la cinematografía negra de Zózimo Bulbul con el fin de que los estudiantes desarrollen, a través de la Metodología de Análisis Creativo y la producción de planes de lecciones, nuevos conocimientos capaces de construir corporealidades, estéticas e historias basadas en la ascendencia africana y afrobrasileña. El resultado de la experiencia mostró la producción de conocimientos curriculares y didácticos para la educación infantil y los gradosiniciales relacionados con las vivencias de las alumnas como mujeres, maestras y mujeres negras en los espacios de educación formal y no formal.