A ditadura militar em tela: as (des)construções das identidades – uma leitura do filme Quase dois irmãos

Principia

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ISSN: 1518-2983
Editor Chefe: Profa. Dra. Mônica Ribeiro de Oliveira
Início Publicação: 01/10/1994
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

A ditadura militar em tela: as (des)construções das identidades – uma leitura do filme Quase dois irmãos

Ano: 2008 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: Gisella Meneguelli de Sousa, Natália Rompinelli de Rezende, Alexandre Graça Faria
Autor Correspondente: Gisella Meneguelli de Sousa | [email protected]

Palavras-chave: identidade nacional, literatura, cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 Este trabalho é parte do projeto de pesquisa “Representações da identidade cultural no Brasil contemporâneo”, o qual pretende construir, na perspectiva da crítica cultural contemporânea, um levantamento das estratégias de representações da identidade cultural no Brasil no momento em que as tendências globalizadoras começaram a entrar em tensão com as produções locais, período equivalente às três últimas décadas do século XX. Para a nossa análise, valemo-nos do filme Quase dois irmãos (2004), da cineasta Lúcia Murat, pois, no conjunto dos filmes analisados nesta pesquisa, é o que melhor consegue, em sua narrativa, representar a tensão entre identidade nacional e identidade cultural através de um projeto político nacional da classe média branca letrada e o surgimento das primeiras organizações criminosas no presídio de Ilha Grande no ano de 1970.