DISCURSIVIDADES EM FOTOGRAFIA Notas Sobre a Constituição do Corpo Feminino na História

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ISSN: 1982-7717
Editor Chefe: Maria Aurora Neta
Início Publicação: 01/12/2007
Periodicidade: Semestral

DISCURSIVIDADES EM FOTOGRAFIA Notas Sobre a Constituição do Corpo Feminino na História

Ano: 2018 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Haloana Moreira Costa, Guilherme Figueira-Borges
Autor Correspondente: Guilherme Figueira-Borges | [email protected]

Palavras-chave: Análise do Discurso, Fotografia, Corpo Feminino.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo lançar um olhar para os discursos que emergem em fotografias, realizadas por Juliano Coelho, de corpos femininos, evidenciando efeitos de memória das pinturas do pintor contemporâneo Serge Marshennikov. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso Francesa, notadamente, nos trabalhos de FOUCAULT (1999a, 1999b, 1988), estabelecendo um diálogo com BARTHES (1980) e SONTAG (2004) no que diz respeito às noções de “fotografia” e de “ato de fotografar”. A partir das análises, percebemos que ocorre um efeito de memória das pinturas de Serge, nas fotografias de Juliano, principalmente em relação à posição fetal e à exposição do ombro na delimitação de feminilidade. Os discursos presentes nas fotografias de Juliano, refletem e refratam efeitos de sentido outros dos presentes nas pinturas de Serge, pois Juliano ressignifica o corpo feminino a partir de um deslocamento espaço no qual este corpo é esteticamente organizado no ato fotográfico.



Resumo Inglês:

This work aims to look at the speeches that emerge in Juliano Coelho’s photographs of female bodies, evidencing memory effects of the paintings of the contemporary painter Serge Marshennikov. To this end, we are inserting ourselves in the field of French Discourse Analysis, notably in the works of Foucault (1999, 1988, 2004), establishing a dialogue with Barthes (1980) and Sontag (2004) with regard to "photography" and "to photograph". From the analysis, we can see that Juliano’s photographs have a memory effect of Serge paintings mainly in relation to the fetal position and the exposure of the shoulder in the delimitation of femininity. The discourses present in Juliano's photographs reflect and refract effects of meaning different from the ones present in Serge's paintings, since Juliano re-signifies the female body by changing the space in which this body is aesthetically organized in the photographic act.