DEUS E CAIM NA TERRA DE SARAMAGO: UM CANTO PARALELO NA RECRIAÇÃO DO MITO
Revista Eletrônica Areia
DEUS E CAIM NA TERRA DE SARAMAGO: UM CANTO PARALELO NA RECRIAÇÃO DO MITO
Autor Correspondente: Maria de Fátima Monteiro Gonçalves | [email protected]
Palavras-chave: literatura comparada, saramago, mito, sagrado, profano
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Resumo Português:
A proposta deste artigo é analisar comparativamente a Bíblia Sagrada e a obra Caim (2009), de José Saramago, a partir dos conceitos de sagrado e profano. Com base nos preceitos da literatura comparada, leia-se Genette (2010), Perrone-Moisés (1990), Samoyault (2008) – entre outros teóricos que serão referidos ao longo do trabalho – e Eliade (1972) no que tange aos estudos sobre o mito, o sagrado e o profano, pretende-se identificar o processo de transformação que ocorre na obra de Saramago em relação ao texto bíblico, buscando avaliar como esse processo se dá ao longo da narrativa, na qual o diálogo entre sagrado e profano é uma constante. Para o estudo aqui proposto, defende-se a tese de que os textos bíblicos são, além de documentos que embasam as doutrinas cristãs, material literário. Sendo possível, dentro dessa perspectiva, analisá-los comparativamente com outros textos não sagrados, sem destituí-los de seus valores originais.