Design centrado no designer: autoria e autoimagem no trabalho de Stefan Sagmeister

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Telefone: (48) 3721-2345
ISSN: 2238-2542
Editor Chefe: Luiz Salomão Ribas Gomez
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Desenho industrial, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Tecnologia, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Design centrado no designer: autoria e autoimagem no trabalho de Stefan Sagmeister

Ano: 2014 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Marcos Andre Franco Martins, Camila Souza Rodrigues
Autor Correspondente: Marcos Andre Franco Martins | [email protected]

Palavras-chave: autoria, autoimagem, stefan sagmeister, corpo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho de Stefan Sagmeister se destaca pelo caráter experimental, autoindulgente e pelas características que visualmente identificam a sua autoria. Em grande parte de seus trabalhos – com destaque para os que têm como público-alvo os próprios designers – observa-se o uso da sua autoimagem como parte da composição e isso reforça a divulgação dentro da própria área. Nesta pesquisa pretende-se observar empiricamente de que maneira os indícios de autoria se revelam nos trabalhos do designer. A análise se dá através do levantamento do seu portifólio e da observação de elementos que, em conjunto, constituem o seu estilo, em especial, o uso do seu próprio corpo como recurso gráfico.



Resumo Inglês:

Stefan Sagmeister’s work stands out for its experimental and selfindulgent character and its characteristics that visually identify their authorship. In much of his work – especially on those whose target audience are the designers themselves – we observe the use of his self-image as part of the composition and how its strengthens publicity in his own area. This research is intended to empirically observe how the evidence of authorship are revealed in the designer’s work by lifting his portfolio, observation of elements that together constitute his style and, in particular, the use of his own body as a graphic resource