A DANÇA DIONISÍACA EM LAVOURARCAICA E EM ZORBA, O GREGO, DO LITERÁRIO AO CINEMATOGRÁFICO

Revista Ecos

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ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A DANÇA DIONISÍACA EM LAVOURARCAICA E EM ZORBA, O GREGO, DO LITERÁRIO AO CINEMATOGRÁFICO

Ano: 2012 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: Maria de Lourdes Abreu de Oliveira; Francis Paulina Lopes da Silva
Autor Correspondente: F. P. L. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Literatura e cinema; Dança; Zaratustra e Zorba, o Grego; Lavoura Arcaica e LavourArcaica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Relações e trocas entre o literário e o cinematográfico. Abordagem de textos de autores que tornem manifesta a experiência da dança, destacando-se o papel da civilização das imagens e a importância do olho da câmara no mundo contemporâneo. Zaratustra e Zorba, o Grego. O olhar e o olho armado na escritura literária. Técnicas cinematográficas a serviço da literatura e vice-versa. Alargamento do horizonte perceptivo do narrador: revolução visual na tessitura literária. Do hipotexto ao hipertexto: Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e LavourArcaica, de Luiz Fernando Carvalho, com destaque para a personagem feminina: a linguagem da coreografia dionisíaca de Ana, nos textos literário e cinematográfico. Confronto entre os impulsos dionisíacos e apolíneos manifestos, levando à morte da personagem



Resumo Inglês:

Relationship and exchange between literature and film. Approach to texts whose authors make the experience of dance explicit, evidencing the role of the image civilization and the importance of the eye of the camera in the contemporary world. Zarathustra and Zorba, the Greek. The look and the armed eye in literary writing. Cinematographic techniques in the service of literature and vice-versa. Enlargement of the narrator’s perceptive horizon: visual revolution in literary writing. From hypotext to hypertext: Lavoura Arcaica, by Raduan Nassar, and LavourArcaica, by Luiz Fernando Carvalho, giving prominence to the female character: the language of Ana’s Dionysian choreography in the literary and cinematographic texts. Confrontation between manifested Dionysian and Apollonian impulses, leading to the death of the character.