A crise de sentido e os novos arranjos da fé: enfoques teóricos a partir de Daniele Hervieu-Léger

Logos & Culturas

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2763-986X
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 08/07/2021
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A crise de sentido e os novos arranjos da fé: enfoques teóricos a partir de Daniele Hervieu-Léger

Ano: 2022 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: S. S. D. Vasconcelos, L. C. Silva
Autor Correspondente: S. S. D. Vasconcelos | [email protected]

Palavras-chave: Crise de sentido, bricolagem de crenças, peregrino e convertido, novos arranjos da fé, mobilidade religiosa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A sociedade atual passa por uma crise de legitimação e, consequentemente, de sentido, ou o que se convencionou chamar como sentido único da existência. O indivíduo encontra-se agora diante de uma pluralidade de ofertas de sentido, sobre as quais ele tem que fazer escolhas e construir um sentido para a sua existência, correndo todos os riscos que a escolha traz consigo. A modernidade também gerou processos de racionalização que provocam a secularização, nos seus múltiplos processos, levando a uma profunda crise de legitimação da esfera religiosa. Nesse novo cenário observa-se uma variedade de formas de crer, caracterizadas pela centralidade do indivíduo, como medida e fim de suas relações e do universo, a partir de uma lógica do pensar por si mesmo. A socióloga francesa Daniele Hervieu-Léger apresenta dois modelos de sociabilidade religiosa nesse contexto: o religioso em movimento (Peregrino), que rompe com o ordenamento regular de tempo e das observâncias práticas, e a figura do praticante (Convertido), que tende a ser regido pela instituição. Ambos, neste processo de secularização, gestam a sua própria forma de crer. O objetivo deste estudo é refletir sobre a crise de sentido, refletida na mobilidade religiosa, que é, em parte, sintoma desta crise, tendo a bricolagem como uma característica marcante das novas formas de crer e, consequentemente, de construção de sentido para a existência.



Resumo Inglês:

Today's society is going through a crisis of legitimation and, consequently, of meaning, or what is conventionally called the unique meaning of existence. The individual is now faced with a plurality of offers of meaning, on which he has to make choices and build a meaning for his existence, running all the risks that the choice brings with it. Modernity has also generated rationalization processes that provoke secularization, in its multiple processes, leading to a deep crisis of legitimation of the religious sphere. In this new scenario, a variety of ways of believing can be observed, characterized by the centrality of the individual, as the measure and end of their relationships and the universe, based on a logic of thinking for oneself. The French sociologist Daniele Hervieu-Léger presents two models of religious sociability in this context: the religious in motion (Pilgrim), who breaks with the regular ordering of time and practical observances, and the figure of the practitioner (Converted), who tends to be governed by the institution. Both, in this process of secularization, manage their own way of believing. The objective of this study is to reflect on the crisis of meaning, reflected in religious mobility, which is, in part, a symptom of this crisis, with bricolage as a striking feature of new ways of believing and, consequently, of building meaning for existence.