Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia

Revista Educação, Cultura e Sociedade

Endereço:
Avenida dos Ingás - 3001 - Jardim Imperial
Sinop / MT
78555000
Site: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/index
Telefone: (66) 3511-2100
ISSN: 2237-1648
Editor Chefe: Irene Carrillo Romero Beber
Início Publicação: 15/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia

Ano: 2018 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Maurício Silva.
Autor Correspondente: Maurício Silva | [email protected]

Palavras-chave: ações afirmativas, cotas raciais, universidade brasileira, meritocracia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As ações afirmativas tornaram-se, no atual contexto brasileiro, mais do que uma mera concessão governamental, no âmbito de políticas públicas universalistas, mas um imperativo inequivocamente direcionado para sanar distorções historicamente construídas em relação à população brasileira afrodescendente, por meio de medidas compensatórias. Uma destas medidas são as chamadas cotas raciais, discutidas neste artigo a partir de seu relacionamento com o ensino universitário público e da ideologia da meritocracia. O presente artigo, portanto, discute a questão das cotas raciais na universidade brasileira, a partir do conceito de meritocracia, levando em consideração duas questões: a importância de uma intervenção docente que se volte para a educação para as relações étnico-raciais e a conscientização/reconhecimento das diferenças entre as discriminações de classe e de natureza étnico-racial.



Resumo Inglês:

Affirmative action became, in the current Brazilian context, more than a government grant, under Universalist public policies, but an activity unequivocally directed to remedy distortions historically constructed in relation to Afro-descendant Brazilian population, like compensatory measures. Some of these measures are called racial quotes, discussed in this article from the relationship to the public university education and from the meritocractic ideology.