Corrupção – Taxonomia – Conflito de interesses – Pagamento de facilitação – Suborno.

Boletim IBCCRIM

Endereço:
Rua Onze de Agosto - Centro -
São Paulo / SP
01018-010
Site: https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/index
Telefone: (11) 3111-1040
ISSN: 2965-937X
Editor Chefe: Ana Cristina Gomes e Daiane Kassada
Início Publicação: 01/01/1993
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Corrupção – Taxonomia – Conflito de interesses – Pagamento de facilitação – Suborno.

Ano: 2022 | Volume: 30 | Número: 357
Autores: Thiago Rocha de Rezende
Autor Correspondente: Thiago Rocha de Rezende | [email protected]

Palavras-chave: Dolo – Vontade – Imputação subjetiva.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com a teoria cognitiva do dolo, reviveu-se a discussão sobre a exigência da vontade para a configuração da conduta dolosa. O presente artigo, a partir de uma perspectiva deslegitimante do poder de punir, propõe-se a uma análise de tal teoria. Para tanto, toma como ponto de partida o questionamento sobre o que significa essa teoria em termos de severidade punitiva e trabalha com a hipótese de que a abdicação da vontade no dolo representa um aumento irracional de repressão punitiva.



Resumo Inglês:

As the cognitive theory of the dolus appeared, the discussion about demanding purpose to affirm the dolus was reborn. The present article, from a perspective that denies the legitimacy of the punitive power, intends to analyse this theory. For that, it begins questioning the punitive harshness in this theory and establishes the hypothesis that supressing the intent of the dolus analysis is an irrational increase in the criminal punishment.